Wednesday, April 28, 2010

martial

como vocês sabem, eu sou influenciável. falei esses dias pra rafa-da-cia: "eu preciso ouvir a opinião dos outros antes de decidir qual a minha". e acho que ele ficou pensando "que demente".

é que ca confusão mental em que vivo, não consigo chegar num consenso sobre nada se não tiver ajuda.

ano passado fiz a oficina com o maravilhoso martial cherrier, no itaú cultural, e ele falou duas coisas que ficaram na minha mente:



1. que eu não precisava ser engraçadinha todo o tempo;
2. que eu não precisava ser tão burlesca;
3. que eu devia vomitar nas moda;
4. que não se começa um trabalho antes de finalizar outro.

ok, foram quatro.

dessas provocações do martial nasceu o (ainda em trabalho de parto) fashion victim 4 - it-girls. foi quando eu comecei a olhar as moda não somente como vocabulário, como inspiração, mas também como ponto de partida.

continuo nesse processo, de olhar os arquivos, de selecionar as imagens devagar... e ainda penso muito no que o martial falou. todas as coisas que ele me falou e que eu anotei num bloquinho laranja mas que depois joguei fora porque sei da minha tendência de canonizar o povo.

eu entendo e acho que tudo o que martial falou eu vou carregar pra sempre. hoje eu entendo que muito do que eu faço, como fotógrafa, não é nada senão um monte de piada interna. thanx ao martial por isso.

mas, quanto ao 4º item: não consigo interromper o fluxo desesperador de ideias. se não consigo parar a vida, não consigo parar a inspiração. não funciona isso para mim, que ele tentou ensinar, de mergulhar numa pesquisa por meses, e cuidar dela, e se focar nela. isso de fazer uma coisa de cada vez. mas é assunto sobre um outro post. sobre o que têm em comum cindy sherman, bob dylan, sophie calle e lendas da paixão (o filme). e eu, lógico.


martial também faz auto-retrato.

2 comments:

Unknown said...

Ivo, vc podia ignorar a dica número 4. Cada um controla seu "fluxo" de idéias de um jeito. Ai, ai...eu mesma tenho mil ideias legais, mas como sou funcionária pública não preciso fazer nada com elas! :p

Alessandra - Lain said...

Ivi, querida. A dica 4 é parte da filosofia zen de produtividade. Anote as ideias em um bloquinho, mas execute uma de cada vez. Eu também tô tentando seguir essa regra! E amanheci um pouco "torturada" com ideias e tarefas para cumprir até a amanhã [quando finalizo de fato um trabalho], mas resolvi passar pelos blogs que gosto antes. E gostei de ler o que o moço disse pra ti! O que eu vou lembrar sempre é "vc não precisa ser engraçadinha todo tempo". Às vezes, a gente fica over qdo quer parecer íntima e desencanada.
Gosto muito de ler teu blog.
Ah, e esse é o texto que vou reler enquanto tomo café. http://zenhabits.net/2010/04/kill-your-to-do-list/
Vale a pena clicar.