Saturday, October 02, 2010

para evitar que essas pernas saiam trepando por aí

a série de nove performances de rebecca horn são sobre o tema que a gente mais gosta:

uma mulher amando um homem.

quando isso acontece, e não é raro (o que esses desgraçados têm?), se dá no universo a conjunção perfeita para outra coisa que a gente também ama:

exercer com beleza a obsessão.



esta série de performances, feitas em 1974 e chamada "exercícios em nove partes", é uma coisa avassaladora. nela, rebecca se aproveita da própria existência física para falar de ser imenso, de não se bastar.





a minha preferida (que depois descobri ter sido também a preferida de jéssica) foi a "Die untreuen Beine festhalten". a tradução para o inglês desse título foi "to prevent these legs from fucking around". a artista usou uma linguagem polida no título em alemão, e uma mais "giriosa" no título em inglês, e o ccbb optou por traduzir para o português a versão em alemão e ficou algo como "para controlar essas pernas infiéis".

o vídeo em si é demais, pela simplicidade da metáfora, pela forma como ela resolveu a questão: vou te atrair com ímãs, e nem que tu queiras tu vais muito longe.



eu só ia ter ficado ainda mais feliz se a curadoria tivesse traduzido essa performance direto do inglês.


"para evitar que essas pernas saiam trepando por aí".


(dá para ver o vídeo aqui).

2 comments:

abiribombi said...

oi! leio seu blog, já comprei foto no saldão, sou de casa amarela. dessa vez queria dizer apenas que desde que você começou a falar alemão sua vodca ficou mais, hum, saborosa (haha, é isso mesmo). e olha que i'm a bier person. é lindo seu blog, enfim.

Lorena Travassos said...

bicha, essa tb foi a que eu adorei, e foi mais pelo nome do que pela performance em si. Mas a do 'corte de cabelo' também é delirius. xêro