Monday, September 02, 2013

morte e vida do meu projeto de conclusão de curso, parte 8

eu sempre fiquei enfurecida com a cafuçuzação do termo "inconsciente coletivo", que de repente todo mundo começou a usar quando era pego em flagra copiando alguém (acontece muito no povo das moda), justificando uns plágio safado. 

pois eu paguei minha boca.

tem uma série que eu adoro, sworn virgins, feita pela pepa hristova, da ostkreuz. eu amo muito tanto tema, quanto as soluções imagéticas que a pepa encontrou. eu sempre voltava a essa série na época que estava fotografando autotomy (...), e cheguei a comprar essa aqui pro meu gatinho, no leilão que a agência fez no ano passado. fazia mais de um ano que não olhava essa série, e hoje mencionei o trabalho prum amigo e decidir ir olhá-la de novo.

pois qual não foi minha surpresa quando abri o livro e dei de cara com essa foto aqui:


original

abaixo, retrato que fiz da katrina, uma das mulheres vivendo com hiv que tenho fotografado, em junho deste ano:

cópia inconsciente (ainda assim, cópia). tem até
um urso de pelúcia (mini, mas tem) ali atrás do
braço dela, 
minha gente! que horror!


o wikipedia diz que inconsciente coletivo é "(...) conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psique humana".


dei um google bem safado em bem rápido, misturando uns termos-chave como "sofá", "retrato", "famoso" e o que veio foi isso aqui:

hahaha 

kate moss em 1992, não sei quem é o fotógrafo

marlene dietrich, também não sei quem tirou a foto

madame recamer, por jacques-louis david, paris 1980


aí dei uma busca nas agências magnum e ostkreuz, usando "sofá" e "retrato":

foto de sibylle bergman, 2002.
para ver o resultado da busca na ostkreuz





eu tenho um mini-álibi: me parece ser um costume universal pendurar um quadro em cima do sofá. haha.



esse projeto é meu trabalho de conclusão de curso, sobre mulheres vivendo com HIV (e meu nosso medo da morte), a ser apresentado em outubro de 2014, em formato de livro e exposição  estou financiando a realização dessa série através de várias acoes neste blog. uma das formas de ajudar é comprando pôsteres de fotos feitas por mim. para saber mais, clica aqui!

1 comment:

Barbara said...

assim que o boy me deixou, comprei uma inscrição num curso de introdução à arte contemporânea, porque cada um busca conforto no que pode (ou tenta buscar, né). daí uma das coisas boas que aprendi que eu nunca tinha pensado é que a idéia de cópia é ruim na arte moderna, mas não era na acadêmica e tem sido superada na contemporaneidade, ivi. se é inconsciente coletivo, nem sei, mas se a gente procura, sempre acha coisa parecida ao que a gente pensa ou faz.
bejo.