Saturday, November 02, 2013

no dia dos mortos, parabéns pra quem morreu

bilhete de martin parr para robert capa que, se estivesse vivo, teria completado 100 anos em outubro:


(...) you would be amazed at what we have all turned the world into.



capa, eu diria mais: você ficaria impressionado com a quantidade de auto-retratos imbecis que sou obrigada a ver todos os dias. esses auto-retratos, capa, e sua quantidade absurda, são ainda mais ultrajantes se pensarmos que se a geração de 68 estivesse ocupada fazendo auto-retratos no elevador, o mundo teria demorado mais pra ver o fim da guerra do vietnã, teríamos visto silêncio diante do assassinato de martin luther king, não ia ter tido a luta armada contra os militares no brasil, nem teríamos pílula, nem o abbey road, nem a primavera de praga, nem as passeatas de maio em paris, nem sabe lá deus mais o quê.

capa, nunca antes houve tantos conflitos que você poderia fotografar. o cardápio é imenso: você poderia ir pra síria,egito, sudão do sul, iêmen, costa do marfim, rússia, rio de janeiro, afeganistão, tibete, nigéria, iraque, israel, tailândia, mali...

mas você não está vivo e, enquanto em todo canto do mundo há genocídios institucionalizados, estamos aqui, firmes e fortes, fotografando a nós mesmos no elevador.

que bosta.

No comments: