Friday, September 07, 2018

mppf! #8_viva la revolursal!




"(...) Se é em nome da pátria que brasileiros queimam serumanos vivos e mortos (Luzia, presente!), então nós renegamos essa pátria, esse conceito que vem destruindo e estuprando há séculos, e declaramos a URSAL como nossa mãe-tria. Olhando nessa direção, publicamos um zine que, apesar das poucas páginas que dispõe, tem a pretensão de celebrar as anarcobucetalistas ursalinas – poetas que não somente são escritoras fenomenais, mas também ativistas políticas e/ou comprometidas com um projeto progressista, emancipatório e de justiça social, em suas comunidades (...).

Estas poetas provam que a URSAL tem um potencial político e poético muito maior do que esse atual projeto neoliberal e com cada poeta bosta que pelamordedeus (a começar pelo presidente golpista).

Daqui a um mês, em 7 de outubro de 2018, teremos eleições. Votaremos à esquerda! Mas não esqueçamos que nem só de passeata, voto e poema revoltado é feito o processo político. A luta é diária!! 


NÃO LAMENTE, ORGANIZE-SE!"

ursal, segundo carla diacov




o mppf! #8 nasce hoje, sete de setembro, e declara a independência do brasil de si próprio. co-editado por mim e carla diacov (que também fez a pintura da capa), com participação especial de bia varanis na curadoria e luma virgínia na tradução, esse mppf! é uma homenagem à URSAL e às poetas ursalinas mais anarcobucetalistas:




poetas:
érica zíngano (ceará, 1980) é poeta, artista visual, performer, tradutora e radialista. vive e trabalha em berlim.

celia alva (argentina, ?) é poeta e fazedora de zines.

eulalia bernard little (costa rica, 1935) é escritora, poeta, diplomata, educadora e ativista feminista. escreve em crioulo de limón, o dialeto costarriquenho. foi a primeira mulher negra a a publicar em seu país.

august/monique morgade (roraima, 1989) é artiste. graduou-se em letras pela UFRR em 2018. é trans não binárie e autiste (TEA). participou como ilustradore e poetise em ANTOLOGIA POÉTICA: I concurso roraimense de poesia universitária. escreve para o blog https://lentesmonofocais.blogspot.com/

maría emilia cornejo (peru, 1949-1972)  é a primeira mulher a publicar poesia erótica no peru. seu único livro, "en la mitad del camino", foi lançado 16 anos depois do seu suicídio. hoje, é considerada uma poetas mais importantes da chamada "geração 70" daquele país.

lourdes casal (cuba, 1938-1981) poeta, psicóloga e ativista, foi a primeira cubano-americana a receber o prêmio casa das américas. mediou as negociações com fidel castro, que resultaram na libertacao de milhares de presos políticos.

sherezada "chiqui" vicioso (república dominicana, 1948) é uma escritora e ativista política dominicana. foi candidata a vice-presidente do partido de centro-esquerda dominicano Alianza País, em 2012.

cecilia vicuña (chile, 1948) é poeta, artista, cineasta e eco-feminista. trabalha com os temas de linguagem, memória, decadência e exílio. vive entre santiago e nova iorque.

malena saito (argentina, 1994) é poeta, estudante de letras e trabalha como livreira na livraria secreta Luz Artificial, junto con a poeta micaela szyniack.

julia de burgos (porto rico, 1914-EUA, 1953) foi uma poeta afro-caribenha, ativista feminista e pela independência de porto rico.

mara rita (chile, 1991-2016) foi escritora, professora e ativista dos direitos LGBTQI+.

mariana ruggieri (São Paulo, 1988), também conhecida como mari alter, publicou em 2018 os poemas de sofrência anzol e o zine a bola é que são elas, para a série "quem é a bola?", ambas pela editora treme~terra. pela edições jabuticaba publicou as traduções de duas poetas cubanas para o 6 poetas / cuba / hoje e as helenas de troia, ny, de bernadette mayer.

valentina viettro (uruguai, 1982) é escritora, jornalista e produtora. publicou camino a la mentira, sexualidades monstruas (compilado de contos eróticos ilustrados por fermín hontou) e participou da antologia “balnearios”. atualmente se define nômade, tendo marselha como um de seus portos mais estáveis.

yolanda rivera castillo (porto rico, ?) é poeta e professora.

georgina herrera (cuba, 1936) é poeta, escritora, roteirista e radialista. antes da revolução cubana, trabalhava como empregada doméstica. depois da revolução, começou a trabalhar como escritora. revolução, né mores.


o valor sugerido é de 4 reais mas você pode doar mais plmdds ;)


equipe topzêra:
carla diacov (são paulo, 1975) embuceta desenhos com sangue menstrual e escreveu alguns livros como A Menstruação de Valter Hugo Mãe e A Munição Compro Depois. Carla Diacov tem fobias, mas mantém os subacos libres!
bia varanis (campo grande, 1997) é poeta, estudante de história da américa latina e educadora. é fundadora da plataforma online as mina da história.
luma virgínia (rio grande do norte, 1992) é poeta, internacionalista, estudante de letras e moderadora do #leiamulheres parnamirim.
adelaide ivánova (pernambuco, 1982) é filiada do psol e do die linke. acha boulos foda, mas lula mais. vai votar em lula + haddad + manuela.







No comments: