Tuesday, January 16, 2024

dia 4, marselha

Lana Bastašić rescindiu contrato com a editora S. Fischer. Ela tomou a decisão por causa do posicionamento da editora diante do genocídio em Gaza, em particular, e condenando a ‘censura’ de vozes pró-Palestina na Alemanha em geral (para mais: matéria detalhada do Guardian, e um resumo da notícia em português no Monitor do Oriente Médio).

Nem todo mundo tem possibilidade de cancelar um contrato de trabalho, sobretudo a gente, trabalhadores da cultura, esse campo tão precário, e Lana tem consciência disso. O post dela no sobre isso, no seu instagram, fala justamente de como isso afetará sua vida material, e eu achei muito lúcida, a forma como ela expôs seus motivos.

A decisão de Lana me animou enormemente, acho ela que abre um precedente que força os isentões (o lodo da história) a se posicionarem, também. Depois de ficar sabendo que 500 artistas anti-guerra iniciaram uma campanha que convoca ao boicote às instituições culturais alemãs, eu meio que dei graças a Deus de não ser convidada nem escolhida para nada nesse país (mais sobre no meu post do dia 2) e não ter esse dinheiro ozzy nas minhas mãos, porque, considerando que sou uma pobre lascada, seria uma decisão difícil. E olhe que desde que comecei a assinar cartas de repúdio ao boicote de artistas palestinos, e postar sobre isso nas redes, e falar sobre isso publicamente, e ir às passeatas, já fui desconvidada para um evento e uma publicação, na Alemanha – nesse contexto, é até engraçado pensar que agora boicotaremos quem nos boicota #parecequeojogovirounéquerida kkkkk

Com esse sentimentinho temporário de alma lavada fui passear.


en ein

uma bandeira bonita na fachada de um prédio bonitinho 
num bairro bonitinho chamado Panier

foi lá que comi uma madeleine escandalosamente deliciosa,
e vamos combinar que madeleine é apenas um bolo de bacia 
em forma de ppk e essa tava boa demais kkk e me transportou 
imediatamente pros bolos de bacia do camelô que tinha na parada 
de ônibus do trabalho de mamae na avenida caxangá nos anos 80
#elaleuproust

a melhor tortinha de limao que comi
em TODA MINHA VIDA numa
doceria chamada Boulangerie Aixoise

eu fiquei mal demais com isso aqui: Mistral é o nome do vento
que é o motivo pelo qual Gabriela Mistral escoleu esse como sendo
seu pseudônimo - é tanta metáfora nesse adesivo que eu nem sei!

mamae ama Benjamin e falou dessa esquina
La Canebière com a Cours Belsunce
onde ele tomava uns café
aí fui lá bater essa chapa pra ela

santa teresa, belérrima

kitsch católico, tudo pra mim

kitsch católico, tudo pra mim #2


uma desnecesselfie na casa de Renata

No comments: