Wednesday, December 28, 2011

fotografando sem fotografar ou o contrário

passei muito tempo com breno entre ano passado e esse ano e aconteceu da gente fazer umas coisa juntos. é sempre um exercício massa, fazer algo ligado à fotografia sem ter que necessariamente tirar uma foto. tipo escrever ou fazer uma foto estando na frente da câmera e nao atrás. ou fotografar o que é dos outros (no caso, o que era dele próprio).

as coisas que fiz com breno foram muito desafiadoras intelectualmente (ui!), e muito embora eu tenha a impressao que ele esteja milhas à frente de mim e tao longe que eu sequer entendo muito bem aonde ele quer ir, percebi que até isso, de nao-fotografar, se encaixa muito bem nos meus interesses quando faco eu mesma a foto.

esse video a gente fez no século 19. eu gosto particularmente das narrativas criadas por breno, que borra toda a zona de seguranca do espectador, que se pergunta se isso é encenado ou nao, só pra nao conseguir chegar perto de resposta nenhuma.



e eu gosto muito de me ver hahaha quanto mais eu tentei atuar, mais eu nao consegui. e no fim, quando eu desisto de atuar, aí vem na verdade essa persona esculhambada que todo mundo cai feito um patinho.

tem um boy da minha classe que tá fazendo um projeto sobre mim. quando ele levou as primeiras fotos, o povo disse que eu pareco outra pessoa, que as fotos sao "paradoxalmente" tristes. todas fica confusa. eu tô orgulhosa do boy, porque ele é ainda mais jovem que breno e já entendeu que nao dá pra contar um conto sem aumentar um ponto.

perguntei a breno do video. aqui a sequência de emails sobre o que ele é e pra onde ele pode ir (aqui tem a versao em ingrei, no site sério):

1.
De: Adelaide Ivánova
Data: 19 de dezembro de 2011 17:35
Assunto: duas linhas
Para: Breno Rotatori


breni, quero fazer um post no vodca sobre trabalhos colaboratchivos que fiz esse ano. manda umas duas linhas aí falando do video que a gente fez? tenho minha opiniao sobre ele, mas quero tb a tua intencao.

brigada
beijo

ivi

2.
De: Breno Rotatori
Data: 23 de dezembro de 2011 13:25
Assunto: Re: duas linhas
Para: Adelaide Ivánova


tô sem internet na casa nova, tá foda.

a história do video e da foto é a seguinte, me interesso pela personificação que o homem cria para si próprio. nós somos uma mistura de criações que é feita para o outro.

com você tem o lance do nome que vem de uma personagem ficcional, com isso abre mais uma possibilidade de interpretação.

eu gosto da história do tempo do retrato ser longo, ter o mesmo tempo da literatura russa de onde veio seu nome.
 


3.
De: Adelaide Ivánova
Data: 23 de dezembro de 2011 14:35
Assunto: Re: duas linhas
Para: Breno Rotatori


tu visse que o nome daquela doenca, transtorno de personalidade múltipla, mudou de nome para transtorno de identidade dissociativa? tipo, nao é que a personaliade é múltipla, ela é uma só, só que com várias facetas. eu achei mais inteligente o nome novo. fico meio obcecada de pensar que a pessoa tem várias atrizes dentro de si, morro de inveja hahaha a loca. li o caso de uma menina que os psiquiatras conseguiram catalogar 240 personalidades que ela desenvolvia!

e tem também o segundo livro de dostoievski, chamado o duplo, que pelo título tu já deves imaginar que se trata exatamente disso, e desses mecanismos sociais que a gente adota e representa e tal. sendo que o livro foi escrito antes daquele sociólogo weber criar a teoria dos papeis sociais!! o dosto sempre inovando hahaha


4.
De: Breno Rotatori
Data: 26 de dezembro de 2011 19:45
Assunto: Re: duas linhas
Para: Adelaide Ivánova


caramba, 240 personagens! que coisa maluca essa. acho que todos temos essa tal "doença" transtorno de identidade dissociativa, mas alguns são mais transtornados que outros.

tive uma ideia agora desse trabalho, vou escrever e te mando.

esse cabra é foda mesmo, estou lendo o duplo agora! é impressionante como ele consegue levantar essa questão da forma que faz e naquele tempo.


5.
De: Adelaide Ivánova
Data: 28 de dezembro de 2011 15:10
Assunto: Re: duas linhas
Para: Breno Rotatori


breni, já assistisse zelig, de woody allen??







2 comments:

Tassia said...

tô baixando zelig agora. já tinha ouvido falar mas tinha esquecido de procurar... essa coisa de ser e parecer é a questão mais maluca e não resolvida da gente. e também a mais legal de todas.

Mayara Pascotto said...

Bunita
adoro suas fotos
mas consigo adorar mais ainda fotos tiradas de você
(rasgação de ceda do caraleo né?)
enfim, uma dessas achei tão linda
que usei-a
Te mando por emaiu
o que fiz com tua imagem