Sunday, September 30, 2012

amor lisboeta

lisboa me ama! 


a mulher no afeganistao tá fudida

eu nao gosto da coluna do samy adghirni na folha de sao paulo, mas curti muito esse texto dele, publicado na serafina de hoje. muito interessante como ele tentou mostrar vários aspectos do mesmo assunto - a situacao das mulheres afegas antes e depois da invasao americana.  no texto, aprendi que o país que tem mais mulheres no parlamento do que brasil e israel, é o mesmo país em que a expectativa de vida delas nao chega aos 42 anos, dada a violência e falta de direitos civis.

duas coisas me chamaram a atencao no texto de samy: uma é que, desde a invasao americana (e consequente enfraquecimento do taleban), muitas mulheres trocaram a burca pelo hijab (a burca cobre o corpo inteiro, só deixa os olhos à mostra, enquanto o hijab é aquele lenco que cobre os cabelos). essa movimentacao mostra, na minha opiniao, que é balela aquela merda antropológica de que a burca é apenas uma manifestacao cultural/religiosa e que as mulheres aceitam usá-la. tanto é balela que, na primeira chance que tiveram, essas mulheres aboliram o seu uso. é a mesma merda de dizer que a castracao feminina, comum em vários países da áfrica, nao deve ser criminalizada, porque é cultural.

outra coisa, que nao tenho conhecimento suficiente pra opinar mas vou fazer do mesmo jeito: todo mundo achou uó a invasao americana no afeganistao, mas agora que eles vao embora, o taleban volta, as mulheres (e outros grupos sociais também, claro, como os homossexuais e as minorias religiosas) voltam a ser tratadas como lixo. nossa rejeicao à invasao americana foi tao irrestrita e impensada mas, agora, sem eles, os (relativos) avancos na sociedade afega correm risco. mas, como falei, nao sou nem um pouco especialista em direito internacional e minhas opinioes imbecis sobre isso vêm meramente dos filmes de michael moore e do jornal nacional.

ia ficar feliz se vocês lessem o texto do samy, é muito educativo.


assunto piegas, quero falar sobre isso

essa foto foi feita no dia que fiz 30 anos, só a vi hoje. e adorei descobrir nela umas recém-adquiridas rugas.

acho que elas me caem bem - me dao um ar de respeito haha e essas, especialmente, mostram que apesar de tudo deu pra dar umas risada boa na vida.


um beijo pra hebe

eu acho ela demais!

e minha vó também!

outono troncho

chá de limao
biscoito de aveia
um pedacinho de queijo

gerânio quase morrendo
um rosa, um amarelo
mas têm uns botoes que insistem em sobreviver
e eu acho digno
lutar até o fim
mesmo que o vaso seja pequeno e
nao te caiba

o outono em berlim é um mistério
faz sol, menino, que coisa
vamo dar uma volta.

Saturday, September 29, 2012

neon auto-ajuda

museu berardo, lisboa, 2012.



brest amor


ah, a bretanha...

rápida lista de resolucoes "no mínimo, no mês" que vou comecar hoje

no mínimo, no mês

1. duas expos
2. um livro (dois se forem finos)
3. um email bem escrito e detalhado pras melhores amigas que moram longe
4. duas skypeadas com vovó
5. vários smesses pra minha mae
6. 12 iogas
7. um presente fofo pro meu boy (aí pode ser hand made, ou um jantar bem feitinho, já que nao cozinho nunca, essas coisas)
8. encontrar as amiga
9. domingos, andar até um bairro novo
10. experimentar uma fruta nova
pronto sei que chegou o outono:
vejo as primeiras folhas vermelhas nas árvores e fico feliz
vejo as primeras uggs saídas dos armários e quero morrer.


Friday, September 28, 2012

dedos cruzados, good vibes

o resultado do ny photo festival awards sai daqui a algumas horas, durante a abertura da expo, em nova york. eu nao estou lá haha mas minha amiga giselo disse que vai e vai me contar como foi.

esses dias falei com vovó no skype e falei pra ela torcer preu ganhar. e ela respondeu: "é, né, você vai ganhar se merecer, se nao merecer nao vai ganhar mermo que eu torca" HAHAHA brigada pela honestidade, vovó!

aqui umas fotos da montagem, que peguei no twitter do nypha:


nao, minhas fotos nao aparecem aí haha



ai que neuvoso!


ps: na minha categoria sao cinco concorrentes, dos quais QUATRO mulheres. achei muito digno.

aí tá certo

falou e disse. lisboa, 2012


saldao do amor, clica aqui e adquira!

Thursday, September 27, 2012

sabrina? samara? sarah?

quem será a sassazinha, essa sortuda?

lisboa, 2012




Wednesday, September 26, 2012

Tuesday, September 25, 2012

todas morre!

comeca hoje uma pequenina série só com pixos de amor em lisboa!




pra pedir essa e outras fotos no saldao natalino, clica aqui. esse saldao nao é filantrópico mas ajudar uma artista incansável tem seu valor samaritano. eu acho!

no site sério

bem organizadinho, o projeto com os transgender está finalmente no meu site sério!


look do dia




pôrto covo, sem mais.


Monday, September 24, 2012

pausa pra brest

tem mais fotos de pixos maravilhosos de portugal a caminho, mas nao resisti de, no meio da série, publicar esse discreto pixo francês.

misturado a outros pixos menos ou nada inspiradores, dá pra ler "isto é um grande beijo".

fofura nas ruas da bretanha




Saturday, September 22, 2012

pra ver se nao me esqueco, né...

sábado sabido

tudo que sei sobre belo monte vinha da folha de sao paulo e do blog de ricardo domeneck. hoje decidi me informar direito pra ter uma opiniao decente a respeito.

pois, pra quem quiser entender de forma bem didática a história de belo monte e porque esse projeto é um absurdo (com perdao desta palavra tao saia-mullet), vale ler o relatório do instituto socioambiental sobre a hidrelétrica.

tipo isso aqui:

2002 - O candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva lança em setembro, O Lugar da Amazônia no Desenvolvimento do Brasil, quinto caderno temático de seu programa de governo. Além de citar Belo Monte como um dos projetos de intensos debates na região, o documento também afirma que “a matriz energética brasileira, que se apóia basicamente na hidroeletricidade, com megaobras de represamento de rios, tem afetado a Bacia Amazônica. Considerando as especificidades da Amazônia, o conhecimento fragmentado e insuficiente que se acumulou sobre as diversas formas de reação da natureza em relação ao represamento em suas bacias, não é recomendável a reprodução cega da receita de barragens que vem sendo colocada em prática pela Eletronorte”.

acho que o governo petisto/arrogante atual esqueceu disso aí, ó.

enfim, o relato é bem escrito, bem dividinho e facinho de entender. recomendo muito.

mundo cao

camoes morreu de fome. 

trecho do poema "a cena do ódio", de almada negreiros, escrito em 1923, numa escadaria perto do miradouro da graca. lisboa, 2012.

Friday, September 21, 2012

ai que bonitinho

imagina morar numa rua com um nome desse...

zambujeira do mar, alentejo, 2012



saldao natalino!!

artfliporto

esqueci de contar pra vocês porque eu estava de férias quando o lancamento aconteceu!

uma selecao de poemas meus foi publicada na primeira edicao da artfliporto, a revista vinculada ao festival internacional de literatura de pernambuco, que se chama fliporto.

a revista vai sair a cada 4 meses e pra próxima edicao acabei de escrever minicontos sobre ops nao posso contar.

a revista ainda nao tem site e nao vou linkar o site do festival porque acho ele muito feio #ficaadica! hahaha mas a revista é DEMAIS, editada por ele, herr schneider carpeggiani.

quem quiser comprar (ou folhear, né, que é de grátis), a livraria cultura vende nas loja de todos os brazeel com excrusividade!








look do dia

zambujeira do mar é um negocinho do tamanho de nada no litoral alentejano.



Thursday, September 20, 2012

sai do quadrado!

porto côvo, litoral alentejano, 2012

look do dia

morrendo

eu fechei os olhos e torci que as lágrimas chorassem pra dentro.
respirei bem devagar.

é horrível chorar em público.


Wednesday, September 19, 2012

mais fotinhas, nao resisto

dessa vez as imagens sao do lindo querido kevin fuchs.

yana fotografou uma banda de meninas





nancy fez uma série que amo, sobre discotecas para pessoas com deficiência intelectual, em berlim.

jakob fotografou uma escola na bavária

kasia acompanhou os treinos de boxes de meninas

outra foto de nancy.



tu vida es hoy

comecando hoje a série de novas fotos com novos pixos inspiradores de portugal!

muito cabalista!

para pedir essa e outras fotos, clica aqui! ainda falta mês e meio pro saldao acabar!

agora direito

voltei na segunda-feira de brest. a abertura da exposicao foi a na quinta-feira, e o que mais ouvi sobre o trabalho é que ele é "enigmático", descricao que gostei bastante.

estamos expondo junto com ingo vetter e a dupla (gênia) clegg & guttman. michael (o clegg) me perguntou porque eu decidi mostrar um tema complexo com complexidade, em vez de simplicidade e eu fiquei muito comovida com a pergunta, porque achei que ele tinha razao. já estou aqui fazendo reflexoes sobre como será a próxima montagem dessa série, no museu de cottbus, no ano que vem. certamente vou ficar com isso da simplicidade na cabeca. e também tô aqui me contorcendo pra pensar como vai ser a apresentacao das fotos na internet (no site da expo nao tá bom, porque elas estao apresentadas numa linha reta, que nao funciona pro trabalho de jeito nenhum)

outra coisa que ele falou mas que achei meio besta foi ele ter dito que as fotos eram bonitas e que uma série dessa nao combina com fotos bonitas. "fotos bonitas a gente logo esquece", ele disse. perguntei se ele esperava que eu retratasse dois transsexuais com fotos chocantes ou estranhas, como sempre se faz, e ele meio que nao soube responder.

depois de brest, como já falei, "ihr koennt euch niemals sicher sein" vai ser exposta em cottbus e berlim.  aqui mais fotos da montagem:




e da abertura:








todas as fotos sao de jaeuk lee.


outra coisa que preciso comentar sobre a bretanha: eles fazem os melhores crepes do mundo. beijos.

Tuesday, September 18, 2012

sem móvel
sem luz
sem cortina
sem medo

Monday, September 17, 2012

sentada na cama de armin com
vontade de morrer
me perguntando
como pode
que diabos
fiz um dia aqui.

resta um papel amassado
o seguro saúde
a declaracao de impostos
resta também
o alívio
como seria a vida
se fosse sempre essa
sento na cama e
falo pro abajur
ainda bem
meu deus
ainda bem.

Friday, September 14, 2012

fotos da vernissage!

ontem foi a abertura da nossa expo, no centre d'art passerelle.