Saturday, September 22, 2012

sábado sabido

tudo que sei sobre belo monte vinha da folha de sao paulo e do blog de ricardo domeneck. hoje decidi me informar direito pra ter uma opiniao decente a respeito.

pois, pra quem quiser entender de forma bem didática a história de belo monte e porque esse projeto é um absurdo (com perdao desta palavra tao saia-mullet), vale ler o relatório do instituto socioambiental sobre a hidrelétrica.

tipo isso aqui:

2002 - O candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva lança em setembro, O Lugar da Amazônia no Desenvolvimento do Brasil, quinto caderno temático de seu programa de governo. Além de citar Belo Monte como um dos projetos de intensos debates na região, o documento também afirma que “a matriz energética brasileira, que se apóia basicamente na hidroeletricidade, com megaobras de represamento de rios, tem afetado a Bacia Amazônica. Considerando as especificidades da Amazônia, o conhecimento fragmentado e insuficiente que se acumulou sobre as diversas formas de reação da natureza em relação ao represamento em suas bacias, não é recomendável a reprodução cega da receita de barragens que vem sendo colocada em prática pela Eletronorte”.

acho que o governo petisto/arrogante atual esqueceu disso aí, ó.

enfim, o relato é bem escrito, bem dividinho e facinho de entender. recomendo muito.

No comments: