Wednesday, May 09, 2012

work in progress #1

(às vezes esqueco que posso usar meu vodca também a favor da escritora em mim - que, coitada, está abandonada e esperneando).

em setembro deste ano vou participar de uma exposicao coletiva no centre d'art passerelle, em brest, na franca. o tema da expo é "juventude". minha vontade inicial era dar continuidade ao projeto sobre violência contra a mulher, e fotografar, do lado de cá do atlântico, meninas que tenham sofrido abuso. 

minha peregrinacao e envio de emails pra ongs, cruz vermelha, e amigos e amigos de amigos foi tamanha que nem eu mais queria falar sobre o assunto. sabe quando a cabeca cansa, quando a gente fica com abuso até mesmo de uma coisa que gosta? pois.

as semanas foram passando e eu encontrei apenas uma menina na holanda, e outra, em portugal. esse processo de "procuracao" comecou em dezembro, chegou marco e eu tinha ainda apenas duas meninas pra fotografar. e um deadline apertado - em nove de julho o ensaio tem que estar pronto, finalizado, perfeito.

comecei a pensar em planos B - nao queria abandonar meu projeto, mas também nao quero parar de trabalhar só porque as coisas andam mais devagar do que eu queria. entao decidi que ia fotografar jovens prostitutos em berlim.

e comecei aí outra rodada de negociacoes, telefonemas, apresentacao de projeto com ongs e assistentes sociais. para, no fim, receber um amigável "nao". esses meninos que trabalham com prostituicao vivem ainda como christiane f. como muitos sao menores de idade e estrangeiros, eu estaria pisando num terreno muito delicado - me explicou uma ong muito maravilhosa que trabalha com esses meninos em berlim. joerg sugeriu que eu fizesse por conta própria, simplesmente fosse dar rolê pelas ruas à noite e puxar assunto com esses meninos. e, eventualmente, fazer uma foto.

mas meu coeficiente diane arbus ainda nao está tao amadurecido e auto-confiante, e eu simplesmente nao segui em frente. me deu medo, nao vou mentir. entao esse projeto entra pra lista de coisas pra fazer antes de morrer, mas agora eu nao tenho coragem.

4 comments:

Larissa said...

Ivi, então o projeto sobre violência contra a mulher não será concluído por esses tempos?

Eu participei dele em Fortaleza, queria muito ver o resultado.

Beijo,

Larissa.

vodca barata said...

oi larissa!! mulher, agora estou pensando no que fazer, pois nao encontrei personagens por aqui ainda. sei que com o tempo, à medida que eu for conhecendo mais pessoas e ficando mais íntima das que ja conheco, vou acabar conseguindo encontrar meninas para fotografar. mas existem também outros assuntos nesse mundo que me interessam, entao por pura falta de sorte tive que colocar nosso projeto em pausa. mas ele vai ser publicado em breve numa revista massa de fotografia, todas as fotos. eu te mando!

beijao
ivi

Priscila said...

Oi Ivi,

Olha, tem uma menina americana que está realizando um projeto parecido com o seu, o “Umbreakable”. Ela conta que no início foi bem complicado de conseguir as pessoas que quisessem posar, então para instigar tais pessoas a compartilharem seus dramas, ela abriu o tumblr e pediu que as vítimas postassem suas próprias fotos.

Grande parte das fotografias são postadas de forma anônima, mas há muitos corajosos que mostram a cara e contam as suas histórias com um certo grau de detalhes. Com a repercusão do site e a visibilidade do projeto, muitos passaram a entrar em contato e pedir para que sejam fotografados, além de ela conseguir doações para bancar suas viagens de um canto à outro fotografando.
Bom, segue o link: http://projectunbreakable.tumblr.com
Acredito que você já deva conhecer, mas né, nunca se sabe.
Gosto tanto do tema do teu projeto, espero que não o deixe de lado.

Um beijo
Priscila

Thiago Bob said...

véi, na boa, faz isso não. toda errada, tu. o trabalho com os prostitutos, esquece ONG e tenta chegar nos caras através de amigo, de amigo, de amigo (sei lá, tipo o dealer/brother do cara do 6 andar, enfim, há um jeito). e os das meninas.. faz isso não, não dá pausa não. com ~advento das internetes~ é só saber procurar. umas galera nada a ver acha outras nada a ver (tipo aquele rapaz tímido da argentina que casa com uma dançarina de pole dance japonesa). Tenta por meios menos "legais". Esquece ONG, apresentação projeto, assistente social. Se joga nuns fóruns mt doidos da internet, usa o Facebook (sim, o Facebook), o twitter, os blogs.. qualquer coisa. Na boa, para não. Sabe o #VetaDilma?.... #ParaNãoIvi :)

Ass- leitor que nunca comenta, mas dessa vez se sentiu na obrigação.