Monday, June 11, 2012

work in progress #12

e bem no meio desse trabalho decidi tentar médio formato, porque sim, porque me emprestaram uma yashica 6x6 sem prazo pra devolver, porque eu nunca tinha feitos isso antes e antes tarde do que nunca.

sendo que nao é moleza, pelo menos na minha opiniao. me refiro nao ao manuseio da câmera em si, mas ao que esta mudanca significa, o que o novo formato traz pra mim e pras fotos e suas implicacoes. o ponto aqui nao é ter na série fotos quadradas, mas sim aonde essa escolha me leva.

nao tem dado muito certo, mas eu nao desisti. de vez em quando ainda tento (esse fim de semana revelei eu mesma pela primeira vez os filmes dos últimos 4 encontros, scaneei hoje, mas quero fazer uns prints pra ver se ficaram boas mermo, antes de mostrar aqui). 

hoje, me encontrando na biblioteca de ulrike kremeier, a curadora da nossa expo na franca, achei o "revelations", sobre/de diane arbus. na página 64 tem o depoimento da própria diane sobre o que significa mudar para um formato novo (ela comecou com uma 35mm nikon, pulou pra 6x6 rolleiflex e em 1970 tinha comecado a experimentar com uma 6x7, sobre a qual ela se refere nesse trecho de carta pro seu marido, allan):

i... must try all sorts of things, mainly sharpness at slow speed. it makes an enormous difference in the pictures. of course they aren't very good. it's hard to get used to a new shape. it looks like a greater degree of reality and i haven't yet learned how to use that. a little like when i switched from nikon to rollei. i wake at night with the excitment of it, or alternately with dread and confusion and worry and abhorrence... what it could do is make the pictures more narrative and temporal, less fixed and single and complete and isolated, more dynamics, more things happening. i'd like that. the difference knocks me out... this marvelous shape (exactly 11x14, 8x10 proportions) and clarity, focusing is fun. and turning it for horizontal or vertical is delightful, like any 35, just heavier.

fiquei encantada com a coincidência dos nossos conflitos hahahah




(essa semana vou ficar ainda mais ausente pois meu portfolio foi selecionado pras leituras do festival de fotojornalismo de hannover e viajo pra lá na quarta! conto mais quando voltar).

No comments: