Tuesday, October 02, 2012

lisboa em duas observacoes

1. li hoje um artigo da folha sobre lisboa como capital cultural europeia (ou uma das) e achei fofo. é a coisa que a cabala fala, que da restricao vem inspiracao e flores, né. quando a gente tem menos roupa no armário faz mais combinacoes do que quando tem um closet enorme.

acho engracado que se faca sempre comparacoes entre lisboa e berlim porque, por favor, sao cidades incomparáveis. o fato de que reunem muitos artistas nao faz delas semelhantes, o fato de serem baratas tampouco. e, vamos combinar, o que faz de berlim do caralho nao sao seus artistas que, assim como em nova york e em sao paulo, nao vêm de berlim. o nível de interessância de berlim, que nao sai nos jornais nem nos blogs de moda de rua, sao seus locais em weissensee, em pankow: crias da alemanha comunista que, aturdidos e engolidos pela nova cultura capitalista, acabaram virando uma colagem dadaísta de cidadao white trash americano e ingenuidade estética (#eufemismos!) do leste.

de qualquer forma, o artigo é animador (pra lisboa) e eu recomendo.

2. aí quando se fala em lisboa nao deixo de pensar nos meus amados bruno e catarina, que se reinventam sempre e, criando alternativas pra si próprios, pra sua arte e pro seu sustento, poem no chinelo qualquer conceito de geografia.

aqui, eles vendendo toda sorte de coisas produzidas por eles mesmos - camisetas, pranchas, cadeiras reformadas, plaquinhas de madeira com dizeres fofos, o caralho - na feira da ladra.




cat vive em turnê mundial pela europa, com seus projetos (ela é dançarina). bruno tem a sua whtt. e juntos eles vao vivendo a vida, independente de lisboa ser cool, ou nao.


No comments: