Thursday, November 29, 2012

chega dá vontade de morrer

recebi de felipe o seguinte email:


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Felipe Gutierrez 
Data: 29 de novembro de 2012 20:43
Assunto: Viu isso?
Para: Adelaide Ivánova 

http://www.slate.com/blogs/xx_factor/2012/11/29/cleveland_texas_rape_case_defense_attorney_calls_pre_teen_victim_a_spider.html

Uma garota de 11 anos foi estuprada por 18 caras. Que gravaram com o celular. Eles todos estão sendo julgados e a tática é dizer que a vítima seduziu os estupradores. 18, no caso... Sabe por que os advogados usam essa tática? Porque funciona. Principalmente com  júri, que é o que acontece mais nos EUA. Tá vendo, por isso que sou contra júri. Júri é um grupo aleatório da população e justiça é uma coisa muito séria para ficar na mão de leigos.


olha, minha gente, eu podia dizer que sei que essa tática funciona por experiência própria. mas vou deixar aqui as palavras de gutierrez (homem, brasileiro, hetero, sensato) falarem por mim.

beijos.

pra colocar no seu facebook.




update
favor também ler este artigo do the guardian, com a procuradora londrina alison saunders, que diz:
"Saunders said prosecutors and detectives involved in rape cases were now trained to challenge myths and stereotypes, particularly around women who have been drinking, or those who say they have been sexually assaulted by a current or former partner".


sei bem como é.

1 comment:

Kel said...

Posso aproveitar seu espaço para divulgar essa notícia que por um lado me matou um pouco e por outro me fez ter esperança dada a união de um grupo de mulheres feministas no sentido de ajudar a Pâmela com apoio (envio de cartas) e ajuda financeira (contribuição na vaquinha) e envio de doações?


"Pâmela conheceu Thiago da Silva Flores, 27, que se dizia sargento da PM (Polícia Militar). Em poucos dias, namoravam. Com o compromisso vieram cobranças: Pâmela largou a escola e o trabalho como auxiliar de padaria.
Em sete meses fez três
perfis no Facebook: o primeiro em março, com 88 amigos; o segundo em abril, com 44; o terceiro em maio, com apenas um, Thiago. Na foto, a adolescente aparece com o rosto coberto. Para a mãe, se queixava de infelicidade, para os amigos dos dramas da relação amorosa.
A história de Pâmela é semelhante a de outras mulheres. Desde janeiro de 2011, 17.501 inquéritos envolvendo violência doméstica foram instaurados pela Polícia Civil no Estado (de Santa Catarina) – 3.219 resultaram em prisões. Foram 4.922 atendimentos na rede hospitalar. Os que resultaram em óbito não foram incluídos na lista incompleta das 28 delegacias especializadas que monitoram os crimes em Santa Catarina – com 31 registros de assassinato, enquanto Ilze aponta 59 e o Instituto Sangari, 56."

Fonte: http://www.sc.gov.br/clipping_ssp/noticia_int.asp?str_data=05%2F09%2F2012&cd_noticia=4735


Pâmela é uma das vítimas mais recentes da violência contra a mulher e precisa de nossa ajuda. Sua família é carente e vive em condições precárias, o que dificulta a recuperação da jovem. Ela necessita de gazes, bandagens, protetor solar.

Já existe uma vakinha organizada aqui: http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=180430

E a página Feminismo na Rede está centralizando algumas ações em favor de Pâmela:
https://www.facebook.com/pages/Feminismo-na-rede/173217872787152

A Central de Atendimento à Mulher (disque 180) funciona 24h por dia. Se souber de algum caso de violência, denuncie!
https://sistema3.planalto.gov.br//spmu/atendimento/central.htm


A gravidade do caso de Pâmela mostra a necessidade de um Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher. Nós ainda estamos muito longe de erradicar esse mal, mas nós não descansaremos!