Sunday, March 03, 2013

3 coisas

1. "ioga na laje" que sinal dos tempos, não, é minha gente. agora tem hotel e ioga na rocinha. infelizmente sou uma desinformada no tópico UPP e atual condição das favelas cariocas, mas ao menos como primeira aproximação, a matéria de monica bergamo da folha de são paulo foi muito útil.

não que seja uma obra-prima do jornalismo, mas achei a matéria simpática. fiquei meio confusa com o começo, em que parece um elogio aos velhos tempos, quando o morro pertencia aos traficantes. o nome bibi perigosa é maravilhoso, mas bora lá bibi, polícia é duvidosa mas traficante também, né...

pra quem quiser ler!

2. QUE MERDA É ESSA?
como é que se permite, num estado (oficialmente) laico, que a bancada evangélica queira aplicar suas neuroses e recalques na câmara? comassim que esse sexistas, misóginos e homofóbicos (e desinformados do caralho) vão presidir comissão de direitos humanos? como é que pode? como é que pode um grupo que não defende a igualdade de direitos individuais dos homens, presidir uma comissão que trata exatamente disso? alguém me explica? grata.

3. belize câmara, o vodca te ama.
SIMPLESMENTE passada com a "trasnferência" da promotora belize câmara do ministério público de pernambuco. aqui tem nota oficial comentando o assunto (bela merda de explicação). copio pra vocês o comentário da minha amiga e fiel kevin costner particular raquel borba, que trabalha no MPPE (achei muito sabido):

Saiu a resposta do MPPE sobre a deslocamento da Dra. Belize da Promtoria do Meio Ambiente. Na verdade, não é uma resposta, é apenas uma nota. Nossos questionamentos continuam. Retirar uma pessoa envolvida e preparada, que enfrenta uma batalha histórica da nossa cidade, sob a alegação de que os direitos da infância tem prioridade constitucional e de que falta promotor para acumular Jaboatão não é plausível. Se existe um problema estrutural no órgão, não deve ser pago pelos cidadãos.

e, abaixo, a nota da própria belize, que ela publicou em seu perfil no facebook:

 NOTA DE ESCLARECIMENTO
 1. EM ATENÇÃO ÀS INÚMERAS MANIFESTAÇÕES DE APOIO E SOLIDARIEDADE DA SOCIEDADE CIVIL EM RELAÇÃO AO MEU AFASTAMENTO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO MEIO AMBIENTE DA CAPITAL, PRESTO OS SEGUINTES ESCLARECIMENTOS:
2. NA MANHÃ DO DIA DE HOJE (01/03/2013), FUI SURPREENDIDA COM A DISPENSA DAS MINHAS ATRIBUIÇÕES JUNTO À 12ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DA CIDADANIA DA CAPITAL (MEIO AMBIENTE E PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL) E DESIGNAÇÃO PARA A PROMOTORIA DA INFÂNCIA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES.
3. ESTAVA DESIGNADA NA PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE DA CAPITAL, EM EXERCÍCIO CUMULATIVO, DESDE O MÊS DE OUTUBRO DO ANO DE 2011.
4. LAMENTA-SE QUE O ATO TENHA OCORRIDO JUSTAMENTE QUANDO COMEÇAM A SER COLHIDOS OS FRUTOS DE UM ÁRDUO TRABALHO, REALIZADO COM A IMPRESCINDÍVEL COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL.
5. É PREOCUPANTE, AINDA, O FATO DE QUE, TAMBÉM NA DATA DE HOJE, NENHUM PROMOTOR TENHA SIDO DESIGNADO EM MEU LUGAR NA REFERIDA PROMOTORIA DE JUSTIÇA, ONDE VÁRIOS PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO RELEVANTES ESTÃO EM CURSO.
6. POR OUTRO LADO, JÁ EXISTE PROMOTOR DE JUSTIÇA EM ATUAÇÃO NA PROMOTORIA DA INFÂNCIA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PARA A QUAL FUI DESIGNADA TAMBÉM NO DIA DE HOJE.
7. NESSE MOMENTO, RESTA-ME AGRADECER IMENSAMENTE A DECISIVA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, QUE INICIOU PROCESSO INÉDITO DE DISCUSSÃO ACERCA DOS RUMOS DA CIDADE DO RECIFE, SERVINDO DE FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.
8. PEÇO, ENTRETANTO, QUE OS CIDADÃOS RECIFENSES NÃO ESMOREÇAM E CONTINUEM MOBILIZADOS, DANDO CONTINUIDADE ÀS SEMENTES LANÇADAS EM BUSCA DE UMA CIDADE EM QUE EFETIVAMENTE PREVALEÇA O INTERESSE COLETIVO. BELIZE CÂMARA CORREIA

na quarta tem uma mobilização contra essa situação, em recife. eu não vou lógico, mas dou meu apoio vodcal e convido minhas leitorinhas em recife a irem!

2 comments:

raquel said...

kevin costner particular foi a forma mais linda pela qual alguém já me definiu. Ami do meu <3.

Deiah said...

Ivi, hoje é um dia triste aqui no brasil. Sim, brasil com minúscula, porque esse não é mais um país de verdade. O misógino, homofóbico e racista é o presidente da CDHM agora. É triste vivenciar um retrocesso desse. Me sinto impotente e temerosa. Me diz que ainda há uma luz pra gente se guiar, porque está difícil me convencer disso...