Tuesday, March 05, 2013

al-fêmea! news: pussy riot (sim, ainda), misoginia no facebook, estupro na somália e no exército americano

1. duas pussy riot continuam presas. não, a gente não esqueceu! a anistia internacional criou mais um abaixo-assinado exatamente por nada ter mudado e essas mulheres continuarem na prisão.

para fortalecer a campanha, o site também criou um mapa pussy riot, em que gente do mundo todo pode manifestar seu apoio a elas. olha aí minha rainha roqueira pussy riotizando:

para mandar seu apoio, clica aqui!


2. a leitorinha ana paula martini mandou esse link da folha de sp, que traduz artigo de laura bates publicado no the guardian. nele, laura questiona por que uma foto de um cupcake em formato de piriquita (haha!) é censurada pela facebook, mas grupos com nome como "Vai lá, chama a polícia - eles não podem desestuprar você" podem continuar existindo.

a resposta do facebook é deveras maravilhosa: "Ter a liberdade de debater questões sérias como essa é a forma pela qual combatemos o preconceito". quer dizer, pra esse escroto, incentivar o estupro por meio da conivência ou indiferença é a mesma coisa que debater o assunto. que eu saiba debater é outra coisa. queria ver se ele fosse mulher. e como se sentiria se já tivesse sido vítima de abuso sexual/sexista (grupo que, aliás, representa um terço da população mundial) e lesse uma merda dessa "recomendada" na sua timeline.


3. uma menina foi estuprada por soldados do governo somaliano. uma jornalista escreveu sobre o assunto. resultado: a menina foi presa "por ofender a honra do país". pelo amor de GOD assinem essa petição. não muda nada mas é melhor que nada. essa história é triste e acontece todos os santos ("santos") dias desse mundo.


4. teve gente que chorou com o video-factóide de marina abramovic. eu chorei com essa matéria e vídeo do ny times sobre veteranas do exército americano, estupradas em serviço. fala-se que uma em cada cinco "soldadas" são vítimas de estupro, então já sabemos que é ao menos o dobro (como toda estatística sobre violência contra a mulher).



é tudo triste. só nos resta então cuidar umas das outras.


2 comments:

Mari Maciel said...

cuidemo-nos!

beijos minha flor
:*

Gabriela Galvão said...

É de embrulhar o estômago.

Agora, falando em rainha, já viu esse Tumblr?:

stephprincesa.tumblr.com

Beijos...