Wednesday, April 30, 2014

vodcabarata especial: fernando monteiro!

nem acreditei quando o maravilhoso, respeitado e sabido escritor fernando monteiro aceitou ser entrevistado por esse blog véi besta.

a entrevista é por conta do re-lançamento do seu primeiro romance aspades ets etc., um livro cult que ganhou vários prêmios quando do seu lançamento (em 1997), saiu de catálogo há anos e só podia ser encontrado - se você tivesse sorte - em sebos ou na prateleira de algum amigo inteligente.

graças à editora cesárea, aspades ets etc, volta às prateleiras afetivas da sua vida. para comprar, acesse o site da editora. o livro custa maravilhosos R$ 6,50 (sim, é ainda mais barato que polaróides!).

com vocês, fernando:

1. fernando, qual o signo de vasco aspades?
Danou-se: Vasco nasceu num dia 29 de fevereiro, olha só! Lasquei-me -- ou ele se lascou... Ou, pelo contrário, Vasco envelheceu mais devagar do que a gente, porque só fazia aniversário de quatro em quatro anos, um peixe fora d'água dos calendários juliano, gregoriano, sei lá.

(fernando, se me permite a intromissão, nesse caso vasco seria de peixes, o que explica muito sobre ele...)

2. se ele fosse um astro de cinema, qual seria?
Eu acho que Vasco seria meio Jeremy Irons pegando aquele "comboio" noturno para Lisboa -- saindo do Porto na hora inesperadamente certa, pelos relógios de Sol dos jardins de lá (marcando "as horas de jacintos vencidos", diz alguém, num diálogo de um filme dele).

3. qual filme?
"A Mulher do Fim da Alameda Linhas Torres" (e é o que eu gosto mais).

4. qual a cena nos filmes dele que ainda te deixa sem dormir?
A famosa cena da capela, em "Ravena", quando aparece aquela caixa estranha na mão da irmã que ama o irmão.

5. o que vem depois das etcs.?
Eita, essa me pegou. A verdade é que eu botei "ets" sem pensar muito no que viria depois das avencas na sombra do fim do livro que se fecha.

6. tu prefere brócolis ou couve?
Olhe, brócolis fica mais elegante em qualquer tipo de entrevista. Mas, sem couve não se faz o luso caldo verde da "Alta" lisboeta cheia de tascas que Aspades frequentava menos para comer do que para escrever cartas, vendo as velhas de preto da Trindade descendo as ladeiras.

7. em qual a idade podemos parar de inventar desculpa esfarrapada pra convites horríveis?
Isso faz parte da canastrice da vida inteira -- realmente sem estrelas de Bandeira, e só um "alumbramento": o primeiro.

8. vasco e joana d'arc têm algo em comum?
Têm. Tinham. Não sei qual é (ou era), mas acho que aquela moça, aquela jovem da roça (linda), aquela santa que a Igreja queimou como se fosse um cigarro de palha, sempre terá a ver com tudo que se perde. E Aspades vivia perdendo coisas: chaveiros, guardas-chuvas, esperanças e medos.

9. em que circunstâncias aconteceu tua primeira ressaca?
Foi quando, pelo correio, chegou um cheque (da Fundação Calouste Gulbenkian) pela publicação de cinco poemas na revista deles, a Colóquio/Letras. Achei que só poderia gastá-lo com bebida -- porque tinha vindo de poemas -- e bebi demais nesse dia, nessa noite, emendou tudo de uma vez.

10. falando nisso, qual o drink preferido de vasco?
Acho que era uma "margarita" bem feita. Tem muita gente que gosta e nem sabe que a "margarita" foi criada em homenagem à Rita Hayworth, cujo verdadeiro nome era Margarita Carmen Cansin, amada por um barman de Tijuana (chamado Enrique Gutierrez), quando ela ainda não era atriz -- nem "Rita" -- e se apresentava nos cassinos da cidade, a futura "Gilda".

(que lindo, eu não sabia!)

11. tu folheia um livro de trás pra frente, ou de frente pra trás?
Acho que é de trás pra frente... Não!, acho que é de frente pra... Pera aí: eu vou pegar um livro-tijolo tipo "A Pedra do Reino" pra conferir: seiscentas páginas, bom de folhear com a promessa de um dia ter coragem e ler tudinho (embora esse livro, na França, tenha saído com duzentas ponderadas páginas a menos).



apenas foda




No comments: