Wednesday, August 27, 2014

geografia 3 - da bibliografia e da auto-ajuda

enquanto rola o saldão especial patrocine um tcc, sigo mosrando para vocês aqui o processo de elaboração da monografia, para vocês saberem onde estão enfiando vosso dinheiro. nos próximos dias vou mostrar um pouquinho dos livros que li durante a feitura do TCC. aí vai!



1. roteiro para construir no nordeste - arquitetura como lugar amenos nos trópicos ensolarados

fiquei sabendo da existência dessa trabalho quando assisti o excelente excelente excelente recife frio. é uma tese de mestrado escrita por armando de holanda, em recife, em 1976. e o que é maravilhoso nessa tese é, mais do que o conteúdo, sua forma: parece um livro de poesia.







2. labyrinth - ein buch in vier vortraegen 


outro tipo de tese poética, em que os autores (olaf nicolai jan wenzel) tentam entender que caralhos é um labirinto e suas implicações. na opinião deles e na das pessoas que ele citam, o labirinto não é senão a cidade e a primeira análise dos fenômenos urbanísticos e arquitetônicos de que sem tem notícia.

meu amigo manuel wetscher, o austríaco, me emprestou o livro quando eu estava numa encruzilhada conceitual entre seguir fazendo meu TCC imitando uma pesquisa arqueológica, ou em forma de livro de poesia.

eles citam muito um historiador de arquitetura, jan piper: "não seria o labirinto outra coisa senão a compreensão da cidade através do mundo não-urbano das sociedades indo-germânicas?". segundo piper, o labirinto era, para os gregos, o símbolo da nova experiência urbana que eles viviam então.

eu fiquei me perguntando: quem seria o teseu e quem seria o minotauro de recife?

ele segue: "essa surpresa diante do urbano é uma experiência que se repete desde cnossos. a cidade se mantém como algo monstruoso. ela é movimento, surpresa, impossível de se compreender em sua totalidade, variedade, complexidade e, claro, artificialidade. ela vai sendo estruturada através do inchamento invisível, comunicação confusa (com seus habitantes), e através de sistemas de movimentacão confusos (que não exatamente levam a lugar algum, que, na verdade, mais confundem do que guiam, mais atrapalham do que ajudam a levar a algum lugar).  como um todo, uma cidade é algo impossível de se entender e difícil de imaginar."

observação: os pitacos em ítalicos são meus.


geografia 3 - post explicativo pré-saldão
geografia 3 - escrevendo em alemôo
geografia 3 - pensando a exposição

No comments: