"a girl on the river" é candidato ao oscar de melhor documentário em curta-metragem. o filme conta a história de saba qaiser, uma garota paquistanesa cujo pai e tio tentaram matá-la por ela ter "desonrado" a família (ela fugiu com o garoto por quem era apaixonada). mas saba sobreviveu contou sua história para sharmeen obaid chinoy, diretora do curta.
a diretora, além de colher os frutos do seu incrível trabalho como documentarista (ela já concorreu ao oscar antes, com um filme sobre vítimas de ataque de ácido, em 2011), segue lutando "na vida real" pelo fim desses costumes, mais fortes do que as próprias leis no paquistão. nesse link da new yorker tem uma análise muito boa do filme e das implicações da luta de sharmeen (infelizmente apenas em inglês).
aqui existe uma petição online pela penalização dos crimes de honra. além disso, você pode apoiar a causa seguindo o filme no facebook e compartilhando essa história.
1 comment:
Muito foda. Tinha lido sobre, mas não tinha o link para o filme na matéria. Acho que a folha republicou esse texto traduzido. Vou dar uma olhada e colo aqui depois.
Post a Comment