Monday, July 20, 2009

29. sobre a comida, sobre a siesta

eu me prometi que durante minha estada em córdoba gastaria apenas 10 euros por dia. se você for uma pessoa parcimoniosa, consegue fazê-lo, sim. meus gastos básicos são comida, el país (ainda preciso falar sobre o jornalismo espanhol, é uma aberração maravilhosa), marlboro light, cartões telefônicos pra ligar pra alemanha, entrada de museus ou monumentos, los helados e - oh my god, oh my god - os calamares fritos. mas, claro, não tudo isso num dia só - tenho que escolher o que vou comprar a cada dia.

calamares são lulas e minha paixão maior na espanha, so far. como calamares fritos quase todos os dias num restaurante barato em frente ao parque que tem perto do meu apartamento. chego lá por volta das 15h, com meu marlboro e meu comer, rezar, amar, el país e fico umas duas horas. uma porção de lulas fritas mais duas coca-colas sai por 5,20 euros. eu acho bem digno. é minha única refeição do dia (em casa eu como um montão de iogurte natural com fibre, o equivalente espanhol do all bran, e muito chá vermelho, que aqui é uma pechincha!).

meu espanhol está estupendo, como me disse minha amiga cila, uma equatoriana ex-dona de escola em quito e agora faxineira na andalucia. é porque todo dia, além das aulas, leio el país todinho, anotando todas as palavras que não conheço e depois traduzo com meu dicionário péssimo. além disso, claro, eu tagarelo com todo mundo na rua, puxo assunto sobre qualquer assunto, é um tanto ridículo, mas eu vim aqui para estudar espanhol (e cabala), coños!

sim, mas falamos de comida.

ontem foi um dia atípico em que gastei uma pequena fortuna de 20 euros passeando e comendo. no almoço, comi um tal de salpicón de mariscos, que é como um vinagrete misturado com peixe, lula, caranguejo, camarão... de chorar, de chorar, chorar.

à noite, na volta do passeio que fizemos a um sítio arqueológico aqui perto, tomei um tinto de verano (vinho tinto com sprite, mas juro que é bom!) com gambas (camarões gelados com muito sal grosso, um horror, mas depois do tinto de verano tava até bom!). e azeitonas, e outra coca... enfim. ontem gastei 20 euros como se não houvesse amanhã.

daí que hoje quis poupar. comprei um macarrão de microondas no dia (aqui tem dia!) por 82 centavos, mais uma baguete de 0,39, pra comer em casa. e pensei: se eu me aquietar em casa e fizer a siesta, fico mais duas horas sem gastar $$ querendo tomar un helado!

idéia de jerico. eu sempre soube que odiava a siesta - a que os outros fazem principalmente. minha primeira siesta, portanto, foi um fracasso. comer e dormir não é comigo. a única coisa que consegui foi uma dor de cabeça dos infernos quando acordei.

4 comments:

Diogo Ferreira said...

e eu achando que vinho com sprite era coisa de universitário :p

Julia Liberati said...

eu provei uma tapa maravilhosa aí em córdoba, de beringela com mel num boteco do lado de uma pracinha no centro que eu não faço idéia do nome, mas é muitomuito bom. e aí tem mercadona? se tiver, comece a frequentar! é o supermercado mais barato e a marca branca deles, hacendado é muito boa, muito mesmo.

saudades da espanha.

beijobeijo

Julia Liberati said...

vixe, acabei de ler o relato inteiro e percebi que vc já foi embora de córdoba! nisso que dá ficar lendo na ordem...

boa viagem e se quiser dicas de Barcelona eu morei lá ano passado e tenho e-mail pronto com endereços valiosos!

vodca barata said...

eu cheguei e,m barcelona hj, super quero esse email!!!

vodcabarata@gmail.com

brigadaaa!
:*