Tuesday, July 28, 2009

46. uma breve palavra sobre os turistas e minha fotografia

o "turista médio" está tão preocupado em não perder nada que acaba perdendo tudo. eles são incapazes de olhar e observar as coisas ao redor - ao contrário, tiram uma foto e vão embora, e outra foto e vão embora e outra foto e vão embora e outra foto e vão embora. aqui em barcelona fiquei impressionada como os turistas estão ansiosos, com suas máquinas sempre a postos e "imparáveis".

eles querem tirar as fotos para poder ver e mostrar, depois, mas certamente não sairão da cidade que visitam com alguma coisa nova para contar - porque em momento nenhum eles estiveram "aqui".

ontem, no parc guell, eu fiquei especialmente nervosa. foi impossível ter um momento de quietude, para contemplar, sabe? para sentir o lugar, pra poder dizer "oi gaudí, muito prazer, eu não te conheço muito bem mas estou super interessada, se mostra aê". fiquei bem morgada com isso...

e essa conversa toda desemboca na resposta para a mini-tempestade de email que tenho recebido das leitorinhas e das amiga perguntando: TÁS TIRANDO FOTO NÃO, PORRA?

não, tô não. trouxe a câmera de filme, e fotografo com muito muito muito amor as poucas coisas que fotografo. tem coisa que eu quero fotografar porque depois quero revelar e prender com um íma na geladeira. mas tem coisa que eu quero carregar no coração pra sempre - a maioria delas, inclusive. pra viver isso, eu tenho que estar presente.

aqui em barcelona tirei 3 fotos: de um cachorro, de uns abuelitos jogando bocha e de dois meninos bonitos sem camisa hahahahaha. o resto guardei no meu coração. afinal de contas, se eu realmente tiver um lapso de memória e quiser relembrar como é la pedrera, vou no google images né minha gente.

é isso. tem foto não.

beijos,
ivo, sempre presente.

12 comments:

Ana Valéria said...

nossa! tua cara fazer isso...
mas ainda acho que uma "visão" diferente de tudo por ai valeria muita à pena...
( e que coração gigante tens hein?)
bjs

FiL said...

te entendo. fiquei c essa mesma sensação qdo fui ver o show da madonna. todo mundo tava filmando c sua digital e vendo o show pela digital. tipo todo mundo! o pouco q eu registrei me deu essa sensação d estar um pouco ausente daquele momento. aliás, nem comentasse do show.. curtisse não? bjs!

fefe resende said...

e esse, amiga, é meu post preferido dessa sua viagem. até agora. to me preparando pra minha viagem lendo você e esse post é meu primeiro mandamento pra setembro. SAUDADES!

fefe resende said...

e esse, amiga, é meu post preferido dessa sua viagem. até agora. to me preparando pra minha viagem lendo você e esse post é meu primeiro mandamento pra setembro. SAUDADES!

Alessandra - Lain said...

Ivi, temos isso em comum. Eu quase não tenho fotos de viagens. Só se alguém for comigo e se preocupar em faze-las. Qdo eu digo que guardo tudo na memória, o povo diz que é esquisitice minha. ;)

Diogo Ferreira said...

eu acho q vc devia postar a foto dos meninos sem camisa
uehueheuheueh

Márcia Mesquita said...

ivi, JESUS, eu estou lendo On The Road e seu blog, me sinto cada vez mais presa na minha vida, se eu fugir é culpa sua euaheuhaeuhae e do Keourac. falando sério, quando acabar a minha pós, vou me mandar por uns dias, nada no bolso ou nas mãos!

ah, sobre a Sophie, fui ver a expo Cuide de Você. Tempestade em copo d'água, sei lá, mercenario... todo mundo já levou muito fora muito pior, mais grosseiro, sem nenhum valor artístico e sofreu litros. e não ganhamos nenhum $$$ hehehe. parece que ela não sofreu, só aproveitou que o email do cara tava bem escrito.

bjsss

Vitória said...

Cara, você já tá em BCN! Demorei, demorei e demorei pra te mandar e você já chegou aí. Será que ainda dá tempo?

Enquanto isso, já encontrou algum Juan Antonio por aí?
Diz que vai tentar ir até Oviedo!

Besos chica,
Vitorinha

Analine Araújo de Andrade said...

Ah pensando bem é vdd ...carregar as coisa na memoria é mais Delícia! A não ser "os dois meninos bonitos sem camisa hahahahaha"

Fernando Luna, Serena e Radija said...

Ivo! tu tens sempre que ser do contra, claro! e que achar que todo mundo faz tudo errado, só tú és a tampa da chush; Ivo, tu deveria ter nascido menino e, claro, tu serias uma bicha bem louca!!! hahahahaha
Olha! bota ae a foto dos bofes sem camisa, please;-)
o diário de viagem tá massa; agora, tu precisas comer mais frutas Ivo! sinto que teus intestinos está precisando de frutas e legumes; se cuide bem por aí..entre uma fruta e um malboro, tu estás a preferir um malboro, mas teu estômago clama por uma pêra, por uma água mineral(nada de torneira), um suco fresquinho de morangos...damascos frescos, uvas, e os queijos!!!...deixa esses museus pra lá e manda ver na quitandinha orgânica!!! ah louca..!
beijimeliga;-)
|f| luna

Flávia Stefani said...

GENTE! Simplesmente não acredito. Eu tampouco faço fotos em viagem, nem câmera carrego, justamente por esse motivo.
:)

Unknown said...

em barcelona eu acabei me arrependendo de não ter feito uma foto dos guardas da tropa de elite daí, vc viu? uns com uma boina caidinha de lado, só entra maiores de 1,80, meudeus, é quase um fetiche...