Monday, August 24, 2009

84. minha primeira conversa em italiano (ou "ampliando o horizonte... dos outros")

sexta eu tive minha primeira conversa in full italian. foi curto mas foi ótimo. não misturei com espanhol (hihi, faço isso sempre) nem fiquei gaguejando! foi na loja de arancini que tem na frente da praia.

eu dei oi e fiz meu pedido. conversei sobre o tempo. e quando o assunto terminou perguntei pra mulher se ela tinha entendido tudo que eu tinha falado.

ela disse que sim, que meu italiano é muito bom (mentira!) e depois perguntou se eu era espanhola. eu disse que não, sono brasiliana, e ela respondeu:

"il tuo italiano é molto buono, per una brasiliana".

ela não quis me ofender, óbévio. mas isso é uma coisa que eu tenho ouvido muito aqui: "seu espanhol é estupendo para uma brasileira", "onde você aprendeu a falar inglês tão bem?" e coisas assim.

fico aqui me perguntando se esse povo acha que a gente mora na floresta e caça piolho uns dos outros.

que mistério.

9 comments:

Unknown said...

olá, muito interessante seu blog!
Estou recem acompanhando e adorando!
e dna. Angela, tem noticias??
bj
selma

Márcia Mesquita said...

po, mas a gente fala outras linguas mto bem! tem coisa mais feia que alguem de lingua espanhola falando ingles? ahahahahah

bjs

Anonymous said...

HASHASUSAHASU
adorei.

Zeug said...

O mais absurdo foi quando perguntaram se eu montava em leão.

E eu respondi que só nas fêmeas...

Maria Ester Reis said...

Oi querida tenho acompanhado suas andanças, viu?
Tenho certeza que eles acham que aqui é uma espécie de selva, sei lá.
A faxineira inglesa que trabalhava para minha sogra, me fez a mesma pergunta. Onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem? Eu fiquei muito louca da vida pelo tom condescendente dela, e porque ela fazia uma porcaria de uma faxina, e respondi: " No Brasil TODA escola pública ensina inglês!!!!!!" Só não achei que valia à pena explicar que era um inglês de merda, mas o " OHHHH!!!"
que ela me respondeu foi de lavar a alma.
Beijo enooooorme.

vodca barata said...

maria esteeeeeeeeeeeeeeeeer
:********

Maria Ester Reis said...

Muitos beijos para vc tb querida. Outro dia estava vendo uma entrevista, nem lembro o assunto, mas a entrevistada era de Recife, e quando comecei a ouvir o sotaque delicioso dela,me deu muuita saudade de tu muié!!!! :********************

Sabrina Mix said...

Hahaha!

Tá parecendo comigo nos Istêitis. Ninguém adivinhava que era brasileira. Era só francesa ou alemã. Eu, hein?!

Beijos e sucesso!!!

http://www.sabrinamix.com

Alessandra said...

Hummm, acho que dou razão para a italiana. É verdade que parte considerável dos brasileiros arranha algum inglês, mas a grande maioria que fala, fala mal. Eu sei bem, porque é isso que eu faço da vida, e volta e meia eu tenho um aluno novo, que chega dizendo que só quer uma renovada no inglês, porque ele já é nível um milhão na escola X, e quando eu vou ver o cara fala inglês com um zilhão de erros fossilizados que prejudicam a comunicação demais. Com meu espanhol médio eu vejo a mesma coisa: portunhol dando a volta ao mundo, sem a menor vergonha.

Mas vou dizer: também ninguém é menos nada por não saber falar uma língua, ou por falar só um pouquinho. Então eu admito que não acho que me ofenderia não, até porque a grande maioria dos brasileiros (e aposto que também a maioria dos brasileiros que vai para a Itália) não fala mesmo nada de italiano.