Sunday, September 13, 2009

107. preeti, eh o nome dela

na minha aula de alemao tem uma indiana linda chamada preeti. preeti, vale dizer, antes de tudo, significa amor numa dessas trocenta lingua que os pessoal tem la na india.

convidei essa mulher linda pra almocar comigo na sexta. e fiz um milhao de perguntas pra ela - comecei pedindo perdao, antes de tudo, pela minha absoluta ignorancia em relacao aos costumes do pais dela. ela respondeu tudo com entusiasmo.

ela me disse que nao usa sari em köln so porque eh frio demais, mas que em todo o resto dos canto mundial ela usa sari.

ela me falou que vem de uma familia relativamente moderna, que deixou ela escolher o proprio marido e - que modernos! - nao se importaram (demais) com o fato de que o marido escolhido por ela era de uma casta inferior aa dela.

ela me falou que la nao tem essa historia de namorar umas nêga e se casar com a que parece que da certo. ela me falou que era amiga do seu atual marido ha quase um ano, quando ele chamou ela pra jantar e perguntou se ela queria casar com ele. so depois de pedi-la em casamento eh que eles comecaram a namorar. se casaram uns anos depois.

ela tem 27 anos, eh casada ha quatro.

perguntei sobre os casamentos arranjados e, sem nenhum resquicio nem de julgamento nem de fanatismo, ela simplesmente disse: "meus pais tiveram um casamento arranjado, todas as minhas irmas e primos tambem. eu acho que os casamentos arranjados podem fazer muito bem a uma pessoa, porque as vezes a pessoa nao encontra um par".

preeti:
eu concordo plenamente! imagine, casamento arranjado no brasil! seria otimo nao ter que esperar trocentos anos pra encontrar um homem decente! os pais fariam uma curadoria mara de um bofe taurino honesto e a menina casaria sem ter que ficar gastando a figura nas mesa de bar!

6 comments:

júlia said...

ivi, é tu do flickr?
soy yo julieta amadora, sabes?

tô aqui acãopanhando tua vida, de Lisboa.

passa aqui! viu?

beijinho.

Janira Borja said...

Ivi!!

Já leio seu blog há um tempo, meio que esporadicamente... Mas desde que vc começou sua viagem pela Europa, tenho vontade de te perguntar: quer ser minha amiga? Eu juro que não vou ficar perguntando todo dia o que vc fez ou para onde foi... hahaha
Vc é o máximo!

Marina said...

Minha tia sempre falou que os indianos são pessoas maravlhosas, aproveite para conenhecer a cultura de Preeti ao máximo.
Por favorrrrrr, não pare de escrever.
Ivi, você tem twitter?
:)

Natalia Venturini Pessutti said...

Nossa que bom que vc vai à aula de alemão já!!! E as minhas só começam em outubro. Enquanto isso vou estudando sozinha mesmo! Que bom, arrasa no alemão! Beijos.

Márcia Mesquita said...

HAHAHAHAHAHAHHAAH
pior é que às vezes eu também acho isso
meus pais super escolheriam bem, fariam psicotécnico e tudo! hehee

bjsss

Bloody Mary said...

Oi Ivi (pelo jeito todos te chamam assim),

vim parar no seu blog hoje à tarde e me perdi completamente nas suas digressões. Achei tão delicioso o jeito de você escrever, parece que eu to do outro lado da mesa.

Resolvi comentar porque achei muita coincidência você namorar a distância um alemão e ter conhecido uma indiana chamada Preeti enquanto estudava na Alemanha. Parece que minha vida se repetiu alguns anos depois na sua.

Na verdade nem tenho muito a acrescentar, apenas essa constatação a fazer. Mas é que eu tinha que fazer!

Um beijo e um brinde às tarifas econômicas da KLM.