Saturday, October 24, 2009

canon 2.55

eu não sei nem por onde começar esse post. tenho três coisas para falar, que se complementam.

1

esses dias eu fui tirar uma foto numa loja, e a irmã da fotografada começou a puxar assunto comigo sobre foto. ela disse que fotografava também mas que ela era muito ruim, não sabia fazer nada direito, bem naquele tom de quem está louco para ouvir um elogio.

eu, contrariando as expectativas dela, apenas respondi: "eu também sou muito ruim".

aí ela me perguntou que equipamento eu usava. e eu disse: "uma nikon d50". aí ela fez uma cara de falsa modéstia e disse: "ah, eu uso uma 5dêzinha". 5dêzinha? MEU CU!

para as leitorinhas que não entendem muito de foto, a 5D é uma câmera da canon profissional que tem 13 mega e custa 2,5 mil dólares na gringa (só o corpo, sem a lente).

eu uso uma câmera de seis megapixel porque sim, seis megapicsseis são suficientes pra mim. eu não faço publicidade, não faço grandes ampliações, não gosto de carregar peso e não gasto meu dinheiro com coisas que não preciso. quando eu expliquei que minha câmera oficialmente semi-profissional cumpria muito bem com suas (e minhas) obrigações, a moça fez uma cara de cu como quem diz "que pobre".

depois, no decorrer da foto, essa moça ficou contando pra irmã dela que tinha comprado cinco bolsas da chanel na semana anterior, que tinha gastos não seis quantos mil reais na nk store no dia anterior e que no dia seguinte ia na daslu comprar um vestido de não sei qual marca gringa que ela tinha gostado. a mulher só fez falar das coisas que ela tinha ou queria comprar.

aí entendi que, para essa moça, ter uma 5D é tão importante quanto ter uma bolsa chanel para se amostrar. ela não quer saber do que ela precisa, ela quer saber do logo, do charme que ela pode fazer com aquela porra a tiracolo.

qual a graça de se amostrar com uma digitalzinha de seis mega? nenhuma! assim como não dá nenhum status andar por aí com uma bolsa da c&a.

(e vale dizer outra coisa muito importante: não é só patricinha que dá valor à marca das coisas. fotógrafo também dá importância a isso - os de evento especialmente. o tratamento que você recebe dos colhega às vezes pode ser bem hostil, quando você tá clicando uma festa da merda com uma d5o. uma vez, num spfw da vida, um moço de um jornal importante de são paulo olhou pra mim, me viu clicando com o flash da câmera (é, eu gosto) e perguntou: "nossa mâno como cê fotografa assim?". eu respondi: "com o dedo". uai. eu aperto o pitoco com o dedo, não com um flash dedicado do meu cu. não me amostro quando tô trabalhando, só quando tô no bar e quero falar as melhores frases de efeito!).


aí, ó. é tudo que eu tenho.

aí hoje estava lendo uma entrevista com scott schuman, o sartorialist, na vogue uk (eu gosto muito das fotos dele, vale dizer). e ele disse que clica com uma 5D. aí eu corri no blog de garance doré pra ver se descobria qual câmera ela usa e pá! uma 5D também!

entendi tudo: o que quer essa menina, que diz estar tentando uma carreira nas moda, é fazer parte da tchurma. não sabia por onde começar e criou um blog e comprou a câmera da hora, para fotografar sapato em estante. no automático.

aí partimos para outra discussão que eu amo!

2
antes de mais nada: fazer uma foto com a câmera no automático não diminui em nada uma foto. meu cu pra quem acha o contrário.

agora, se for pra clicar no automático, por que não comprar uma câmera simples, que não vai lhe dar status algum, mas que vai servir perfeitamente pros seus propósitos?

deixa eu dizer umas coisa:
1. eu fotografo no automático. e eu sou muito importante pra história da fotografia, todos sabemos. HA.
2. helmut newton fotografava no automático também. e com uma câmera de 35mm (achavam que ele usava médio formato, tolinhos? NEIN!)
3. terry richardson e juergen teller também.

não é saber abrir e fechar uma diafragma que faz alguém mais fotchógrafo do que outro alguém.

3
aprendi com simonetta que todo mundo é fotógrafo hoje em dia sim. e daí?

semana passada, no workshop de martial cherrier no itaú cultural, rafael assef comentou que hoje todo mundo tem uma lomo e acha que é fotógrafo. preciso deixar claro antes de continuar tagarelando que gosto muito do trabalho dele, mas essa colocação achei bem ingênua. os pessoal fica histérico com isso, "agora todo mundo acha que é fotógrafo". uai, e num é? quem faz foto é o quê, por um acaso? engenheiro é? não!

quem quer ter profissão incomum vá ser astronauta! que não dá pra comprar foguete nas lojas americanas. mas câmera dá.

conclusão
fica a dica para a moça da "5dêzinha": em vez de querer começar suas viagens com um foguete, que tal começar com um aviãozinho de papel? não tem vergonha nenhuma nisso.


ninguém tira foto com bolsa da chanel.

30 comments:

Mariana Souza said...

Ivoneeeide! Adorei esse post... pq esses dias mesmo meu irmão disse pra mim "quero comprar uma câmera massa que nem a tua" (eu tenho uma D60) e aí eu respondi pra ele: "pra q? tu vai estudar fotografia antes? vai ler o manual todinho, aprender a usar toooodos os recursos e depois imprimir as fotos pra colocar num outdoor?". Acabei convencendo ele a comprar uma point&shoot legal mesmo.

Eu tenho uma semi q nem tu e nao trabalho com isso, as vezes fico mesmo me perguntando se não devia ter comprado uma mais simples e que pesasse menos! Ia poder levar pra todos os lugares com mais facilidade e as fotos iam ficar tudo MARA igual. Pq eu me agarantcho no automático! Hahahah.
Beijo em tu!

mari (brankela)

Anonymous said...

Ivi, querida!

Clap clap clap! Adorei o seu post, o importante é ter o "dom" pra coisa. Esse povo marmotento que só pensa na marca e esquece o que realmente importa é de lascar.

Eu tenho uma Minolta Hi-Matic GF, estou satisfeita com ela. Eu não trabalho como fotógrafa, mas gosto de resistrar certas coisas. Muito menos acho que tenho o dom, mas sou leonina e fotografo mesmo assim. Hahahaha!

Uma ruma de cheiros pra tu.

Ana Pinho said...

Sabe que a Garance tem uma história boa...

Ela fotografava com uma câmera normal e, quando ela começou a namorar o Scott, ele deu uma nova para ela (acho que é essa 5D).

O que é legal, pq as fotos mais velhas do blog, que tb são lindas de morrer, foram tiradas com uma câmera comum!

Mas nessa foto aí ela forçou a amizade... hahaha
Essa é mais bonita de se ver: http://www.thesartorialist.com/photos/9209GDSomer1832Web.jpg

Patricia Cardoso said...

Ivi, queria dizer q te amo ha tempos, por isso a necessaire foi de coracoes ahaahahahahaha! m eu, vc eh tao humana q eh um dos poucos blogs q leio e acompanho.. to cansada dessa enxurrada de posts mostrando coisas caras como se fossem realmente necessarias. Ha um ano comprei uma camera pra mim, uma D40, foi o que deu, era o que eu queria e assim to feliz. Dai sempre vem nego amador (como eu) olhando torto pq eu tenho a nikon mais barata do mercado.. gente, pra que uma mais cara? conheco nego q tem cameras caras e nao usa por medo de ser roubado.. entao pq nao comprou uma mais barata, pelo menos o prejuizo seria menor, ne?

dai vem com os comentarios: mas so 6 mp? sinceraente, antes tinha uma sonyziha de bolso, 5 mp, so tirava foto com 1mp pq eu nunca tive cartao de memoria decente (vivi 3 anos com um de 32 mb, pra vc entender) e as fotos ficavam boas mesmo assim, oras! isso eh comentario de quem nao sabe de nada, ne? como se 50 mil mega pixels fosse garantir uma foto boa.. foto eh olhar, gente! pega aquelas cameras de plastico de 5 conto da 25 que pode faer fotos sinceras do mesmo jeito!

boa noite, ivo! ivo eh meu pastor ahahahahhahaahhahahahahaha

bjs

Pat

Patricia Cardoso said...

Ah, pruveitando, sera q tu pode me ajudar? caiu um mundo de agua na minha sonyzinha de bolso e estrgou o vizorzinho.. tu tem algum lugar pra indicar onde eu possa arrumar? nao quero comprar outra, prefiro arrumar essa pq gosto mto dela e eh desnecessario juntar mais lixo no mundo.. gosto da danada.. mto!

besitos!

N. Real said...

1. Se tudo o que quer essa menina é fazer parte da tchurma... aposto que ela te segue no twitter.

2. Um dos melhores post que já li num blog de moda, se é que esse blog é um blog de moda.

Beijos.

Patricia Cardoso said...

Obrigada Ivi! vou levar a danada la e cotar mesmo.. sempre! rs!
bjs

Maria Ester Reis said...

Ivi querida por isso sou sua FÃ!!!!!
Esse negócio de viver de aparências, é um saco!!!!!
As pessoas parecem que estão ficando doidas!!! E tem as que desfilam grifes porque o papai ou o marido bancam e tem as que fazem malabarismos para isso. Conheço gente que anda por aí carregada de grifes, num carro bacana, frequenta os lugares da moda...e mora num muquifo onde não leva ninguém , é claro!!! Não tem onde cair morto.
Sabe que depois que passa a raiva, fico com uma pena enorme de pessoas assim!!!! Não tem a menor idéia do que é realmente importante para ser feliz.
Beijo ENORME pro cê. Saudades.

Maria Ester Reis said...

Ivi querida por isso sou sua FÃ!!!!!
Esse negócio de viver de aparências, é um saco!!!!!
As pessoas parecem que estão ficando doidas!!! E tem as que desfilam grifes porque o papai ou o marido bancam e tem as que fazem malabarismos para isso. Conheço gente que anda por aí carregada de grifes, num carro bacana, frequenta os lugares da moda...e mora num muquifo onde não leva ninguém , é claro!!! Não tem onde cair morto.
Sabe que depois que passa a raiva, fico com uma pena enorme de pessoas assim!!!! Não tem a menor idéia do que é realmente importante para ser feliz.
Beijo ENORME pro cê. Saudades.

vodca barata said...

beijo maria estrela! saudade da senhora também! tu tás bem??
:*

maria lutterbach said...

ah, ivi. te gosto, mas foda-se, serio..se liga, nega

maria lutterbach said...

desconsidere o comentário (bêbado) anterior =/

Sil Nascimento said...

Ivi, você é o máximo sempre! Eu nem a conheço pessoalmente, mas ao ler esse episódio da dona da 5D fiquei imaginando sua cara diante de um papo tão construtivo, rs...Eu não entendo nada de cameras, minha mãe tem uma igual a sua, que ela usa para fotografar passaros, comprada no Paraguai (meus pais moram no MS, que faz fronteira com os hermanos, e onde tem pássaros lindo do Pantanal). Quando ela comprou indaguei se ela precisava de algo tão sofisticado (a dona da 5D ia me achar uma pobre coitada hahaha) e recebi uma explicação de como era melhor captar imagens com ela. Já eu, tenho uma cybershot normal, e em Veneza, lá na ponte de Rialto, enquanto eu e mais 2.500 turistas faziamos pose e tiravamos fotos com nossas simplesinhas, uma familia japonesa, cada um com sua semi-profissional tirava o mesmo tipo de foto (pose na ponte). Nunca entendi isso, sei que essas maquinas não são leves, para mim ia ter o mesmo efeito. Sei lá, quem sabe a moça da 5D sabe a diferença né? Beijos

DINIZ said...

Olha, sinceramente: perfeita colocação que vc fez neste seu post!
Eu entendo pouquíssimo de fotografia, fiz um curso amador e tal mas acho que a diferença na fotografia nem tanto é a máquina que se usa e sim da pessoa que a empunha [mas ainda compro uma Canon, Nikon qualquer]; Portanto, gostei mesmo do seu post. e parabéns!

Débora Machado said...

hahahahaha amei, tenho uma d70 e toda vez que alguém vê a primeira coisa que pegunta é " nossa, que camera legal, quantos mp?" e eu repondo "7.0" e a pessoa faz uma cara de bosta, porque a CYBERSHOT dela tem 12, afinal ela com certeza precisa de DOZE megapixels pra ampliar a foto do cu. raiva.

vodca barata said...

HAHAHAHAHA MUITO BOM AMPLIAR A FOTO DO CU, DÉBORA!!!

Lucas de Ac said...

PARABÉNS!


(to tão maravilhado com teu post que não consigo me expressar diferente!!!)

Anapaula said...

Passei muito mal com seu post, não conhecia seu blog e somente pelo q vc escreveu já me conquistou!!!!!!!!!!!!

Com certeza passarei aqui sempreeeeeeee...amei amei amei!!!!!!!!!!

bj anapaula!

Maria Ester Reis said...

Eu tô bem sim, mas com saudades e com seu presente aqui guardadinho até hoje.
Beijão.

Carol said...

!!!!!!

Ivi tambem é educacao fotografal!
;D

Großartig, geniale!

Analine Araújo de Andrade said...

Ahhhh CONCORDO!
que tolisse, você merece ouvir isso ne IVI...ahaha

Unknown said...

Adorei!!
Choquei!! Amei mesmo.
Parece um monte de verbos amontoados,
mas de verdade, é o que posso dizer do seu post. MAssa pra caramba.Vou até linkar, se nao se importar, claro!

bjUS

Unknown said...

meu deus.

cheguei aqui pelo blog (que agora é site) da Jana e acho que já te amo. Porra, cara. PORRA. Concordo muito com tudo o que tu diz no post e... não sei mais o que dizer além de parabéns pela sensibilidade e a habilidade de colocar isso em palavras (ok, não fez sentido), hahaha

Unknown said...

concordo com a maria ester... tenho pena de gente que nem essa moça... precisa de chanel pra ser feliz pros outros...
ivi, post fantastico! levantou meu dia de "foto de cu ampliada"... tpm maldita..
to te amando!

Unknown said...

eu desisti de explicar que quem fotografa é o olho, não a máquina. viro as costas e deixo no vácuo quem me pergunta "que foto legal, que máquina você tem?" - ou, quando tô querendo humilhar, respondo "tirei com o celular mesmo", que é a mais pura verdade ultimamente.

Vinicius Kuster said...

Ivi! Ahazou com esse post e fica a dica pras galerinha não é a camera fodona do cu que vai fazer as melhores fotos do mundo o que vale é pessoa mesmoo

Coisa Phynna said...

A-DOOOOOOOOOOO-REI!!!

Dani said...

Iviii!!! Tem uma frase muito sabida que diz que não adianta ter muito se vc não sabe como usar nem prá quê serve. É o caso da tal menina. É só ver as fotos que vc faz (estou apaixonada pela Liebe do outro post) com a 5D prá ver que vc sabe exatamente o que tá fazendo.

Vc alegra os meus dias, sabia? Sinto seu alto astral de longeee!!

Beijo!

Dani.

Unknown said...

Oi Ivi, é a Cris do Estilo Glam. Há tempos não comento aqui, pois só comentava quando tinha opção de Nome e URL. Adorei seu post, é muito "IVI", muito a sua cara! Adorei... acho esses papos meio Uó de ficar falando (ou contabilizando) o que se tem e o que se pode comprar (boring!!!). Afinal, pra quê uma máquina TOP se tb a pessoa não tem talento?!? Isso é muito relativo! Devo ressaltar que sempre apreciei as suas fotos no site CHIC (maravilhosas!). E quando alguém vê suas fotos, seu trabalho vem em primeiro lugar, depois qual a máquina "x" que vc usa! Bjks

Andressa said...

Ivi, nunca comentei aqui, mas esse post não poderia deixar passar em branco! Muito bom!

Uma fotografia só é bonita se tiver a emoção do fotografo nela. E isso você consegue até com uma camera de celular ;)