Monday, February 28, 2011

the artist is present

ano passado, marina abramovic teve uma expo retrospectiva em nova york, cujo título foi pra mim o melhor título de expo da história: "the artist is present".

eu creio que ela batizou a mostra assim porque ela mesma esteve lá, todos os dias, fazendo uma performance na qual interagia com o público.

o ponto é, tanto nas performances das galerias quanto na performance da vida, a presenca física nao significa que se esteja presente.

a expo de nan goldin na berlinische galerie, "berlin works", foi uma experiência de troca que nunca tinha vivido antes. a frase "the artist is present" nao saía da minha cabeca um minuto. nao somente porque nan estava ali inteira e toda, naquelas fotos, como também o sentimento de que nan se entrega completamente no momento em que a foto é feita.

as fotos feitas por ela sao tao cheias dela mesma que é difícil nao ver aquelas 80 e poucas fotos como pequenos enterros de nan. meu deus, como pode uma fotógrafa ser mais manipulada do que manipular?

nan é quase uma vítima fatal das fotografias que tira. ela é o exato oposto do que falei neste post. ainda me impressiona como me parece que cada retrato que ela tira é fruto de tanta devocao, de tanta dor, como se o retratado fosse muito mais poderoso do que ela, que está com a lazarenta câmera na mao.

um passo à direita e mais uma foto na minha frente, e eu mal podia respirar, e o corpo vai se contraindo, e as fotos que ela faz atestam que a perfeicao é possível, quando a gente revê o conceito do que é perfeito.

as pessoas morrem, as pessoas nos esquecem, e nao há fotografia que mude isso. colecionar lembrancas nao é nada além de atestar que ninguém ficou... um pedaco de papel de merda, sobre o qual aplicamos tanto significado, nao passa afinal de uma merda de pedaco de papel.

dá vontade de jogar a câmera no lixo e passar a vida chorando.

marilyn monroe, mais do susan sontag eu ou roland barthes ou qualquer um, tem a melhor definicao do que é fotografia:

"(...) faco amor com a câmera fotográfica. faz menos bem do que com um homem, sem dúvida; mas também faz menos mal. a gente pensa: é só o corpo, é só um olhar que pega você de passagem".

3 comments:

Marucia Todorov said...

Seus textos sempre foram especiais.

luiza said...

e vc participou da performance dela? ficou frente a frente com ela?

Unknown said...

O título da retrospectica da Abramovic também foi muito impactante sobre mim. 'The Artist Is Present'faz parecer não ser uma saudação ao todo trabalho da Marina, mas uma homenagem à arte da performance. The artist is present porque o artista precisa estar para a performance existir.