Friday, July 01, 2011

estudar é massa

1.
Violência Sexual é um conceito entendido como violência de gênero caracterizada pelo abuso de poder no qual a vitima é usada para gratificação sexual do agressor, sem seu consentimento, sendo induzida ou forçada a praticar sexo com ou sem violência física.

Ballone & Ortolone, 2003.

(sigo minha pesquisa sobre violência contra a mulher em recife e preciso de respaldo pra quando me falam que é difícil acreditar numa mulher que chega na delegacia dizendo que foi estuprada porque ela nao está com o olho roxo).

2.
Caligaris (2005) informa que uma pessoa estuprada por um familiar, sobretudo se este deveria ter o papel de cuidar dela e protegê-la, acaba por fazer com que tenha a confiança em qualquer autoridade minada, sendo difícil que fale, se abra para representantes do poder. Some-se a isto a insensibilidade e a ineficácia do serviço público que estas pessoas enfrentam. Daí o estupro ser considerado crime duplamente hediondo porque viola o corpo e a alma; marca o caráter e perde-se a crença no Outro, no mundo.

Loreley Garcia, Rosa F. Gomes, Alexandre Paz Almeida, 2005






beijos!

2 comments:

Mariana Souza said...

nunca tinha parado pra pensar no 2º... dura realidade.

Portfólio said...

tem uma ong com base em Olinda, chamada Coletivo Mulher Vida. tu pode entrar em contato pra obter mais infos sobre a situação em Recife e Região Metropolitana