Friday, February 03, 2012

lutando com duas linguas

me ocupo tanto com o alemoo que acho que estou desaprendendo portugues. nao a falar, claro, mas a pensar e a escrever bonitamente como outrora.

nao percebi isso assim do nada. eh que agora estou escrevendo um artigo pra uma revista, que precisa ter 4 paginas, e ja fiz mil esobocos e a coisa nao anda. quer dizer, anda, mas menos rapido que antigamente.

percebi que eh porque passo tanto tempo falando em alemao, lendo textos em alemao, ouvindo esses alemao, que comecei a pensar tambem. mas tampouco consigo fazer nada muito estilosamente nessa lingua.

estou num limbo do vocabulario e pode parecer descomplicado e desimportante, mas nao eh. quer dizer, uma das poucoas tarefas que me dao realmente prazer na vida - mesmo nao sendo facil - eh esse de encontrar a palavra certa que descreve a coisa. uma coisa eh nao ser facil por natureza, a outra eh nao ser facil por bloqueio.

e agora comecei a ler machado de assis, que so li na epoca do vestibular, por obrigacao e com falta de interesse. impressionada com o homem. fiquei pensando que se clarice ve a vida como ninguem, machado ve o jeito certo de descreve-la.

espero desbloquear logo, so nao sei como.

2 comments:

Gabriela Galvão said...

Lembrei da vez qe c falou qe ñ curtiu mto Clarice, uma coisa assim; e lembrei dum trem qe qis te falar e ñ falei: eu amo Clarice, mas ñ consegui ler algumas coisas dela pq achei chato, simplesmente. E aí é qe tá. ela ñ tem vocação pra unamidade, tadinha. O povo qe qer forçar.

O negócio do pensar é complicado, mesmo.

(Beijos)

Coralyn Butz said...

falou tudo, só que ao contrario. ich komme aus berlin und lebe zur zeit in floripa e já penso em portugues faz um tempo. muitas vezes me enrolo toda para falar alemao e ai sai aquela frase que me faz parar e pensar 'sou retardada?' dica: passa meia hora no telefone com a bff falando de deus e o mundo, que pelo para mim sempre desbloqueiou e consegui voltar pra minha lingua materna fluente do jeito que deveria ser :)