Friday, May 17, 2013

al-fêmea news: act up!

1. todas comemorando no facebook a decisão do CNJ (eu incrusive) mas vamos lá: o supremo tribunal pode ainda jogar água fria na história. em brasília, só jean willys salva.

 Decisão do CNJ obriga cartórios a fazer casamento homossexual - Conselho também determinou conversão de união estável em casamento.

2. act up, fight back, beat aids at any age!
encontro em ny com meus novos musos na luta contra o hiv, peter staley e jim eigo, falando sobre "hiv e envelhecer". todo mundo esqueceu de falar sobre aids, enquanto gente ainda morre disso. pra mim é um mistério.

3. the invisible war é um documentário sobre violência sexual nas forças armadas americanas. minha única pergunta é: se soldados do exército americano são capazes de estuprar as próprias colegas, imagina o que eles não são capazes de fazer com mulheres e meninas nos países que eles invadem, países que, todos sabemos, os americanos odeiam.

é uma tragédia diária nascer menina.



4. a king kholid foundation, na arábia saudita, lançou a campanha "no more abuse" pra mulheres vítimas de violência doméstica. o intuito é encorajar denúncias que, ao menos em teoria, poderiam a partir de agora ser feitas de forma discreta. é melhor do que nada, mas eu acho tudo ainda muito questionável pois, num estado não-laico, onde as mulheres têm que usar essa merda burca (não me encham o saco falando sobre cultura, burca é tão violento quanto circuncisão forçada) nem podem nem sair na rua sozinha, duvido que uma campanha dessa funcione. mas né, a esperança é a única última que morre.



5. ainda é difícil pra mim opinar sobre a decisão de angelina jolie por uma dupla mastectomia preventiva. é duro por pensar que ela é uma milionária e que sua escolha só foi possível muito por ela ter grana pra bancar tudo isso. milhares de mulheres morrem por não poderem fazer o mesmo. e muitas lutas pela vida, sem nunca ter podido contar com essa chance. enfim...

por outro lado, acho altamente louvável que uma atriz de hollywood venha a público dizer que retirou as duas mamas, numa cultura que supervaloriza a beleza física e, mais que isso, sua perfeição. numa cultura que trata o câncer como um fantasma, onde as pessoas escondem que estão com câncer. espero que o ato dela encoraje a ver a mastectomia como um tratamento como todos os outros tratamentos médicos altamente invasivos, e nada mais e nada menos. o problema da mastectomia é o estigma, não apenas o procedimento em si, o estigma de "deixar de ser mulher", ou ser menos mulher. 

nesse ponto, ao assumir que fez sim e daí, angelina arrasou.

6. nova campanha da onu contra homofobia é bem americanizadazinha, com o slogan "you are not alone", o que é questionável. mas o que importa mesmo é a mensagem e a vontade política, quando se diz que direitos lgbt são direitos humanos. ó:

 


7. este ano faz 30 anos que dr. joe sonnabend (sonnabend é sábado em alemôo haha!) e seus pacientes richard berkowitz e michael callen publicaram uma brochura chamada "como fazer sexo durante uma epidemia". na época, sequer se tinha conhecimento sobre o que estava causando aids mas, whatever the hell it was, eles estavam seguros que era sexualmente transmissível e começaram uma campanha de prevenção. foram eles que criaram o nome "sexo seguro". graças a esses caras, sabe-se lá quantas pessoas deixaram de cotnrair o hiv. uma salva dji palmash pra eles!





e um ps importante sobre o unbreakable project: gente, tem um mói de leitora mandando link pro unbreakable project e me perguntando depois porque não ponho no vodca! é porque já falei desse projeto em janeiro de 2012. e em setembro de 2012 pedi pra pararem de mandar essa sugestão porque continuavam me mandando horrores. e hoje peço de novo: agradeço o carinho de mandar email indicando coisas, mas pelamordedeus parem de me mandar email indicando ele, não aguento mais!! :) hahaha

1 comment:

Tassia said...

Gosto quando dá boas notícias, Ivi :)))

Isso aqui vc já viu? http://vimeo.com/57857893

Beijo!