Saturday, April 26, 2014

mataram douglas e a culpa é dele, veja só



esse post era pra mostrar este link que trata do fato que a mãe de douglas, assassinado pela PM carioca, recusa visitar o governador e explica a razão. mas achei os comentários tão relevantes quanto à matéria e decidi mostrar o menos agressivo aqui.

a culpabilização da vítima, que já estamos acostumadas a ver em caso de violência sexual e doméstica, se estende para um caso assassinato. se o mesmo crime fosse cometido contra um menino branco dando rolê nos telhados do alto de pinheiros, o que se ia dizer?

a maioria dos comentários questiona uma coisa ainda mais violenta: quem mandou morar na favela? enquanto nossas aulas de história não mudarem, a gente sempre vai ver favela como senzala, como se via a senzala na época que elas existiam.

"As desumanidades e cruezas, que desde os tenros anos os filhos do senhor de engenho vem praticar contra os míseros escravos, os tornam quase invisíveis aos padecimentos do seu próximo". padre lopes gama em "o carapuceiro"

troque os termos senho de engenho e escravo por termos atuais e voilá, uma coisa escrita em 1830 parece que descreve os dias de hoje.







No comments: