Thursday, April 24, 2014

puta. que. pariu.

eu queria que vocês apenas vissem essa capa hedionda da placar com o mesmo desespero que eu a vejo:



me deixem jogar minha namorada
pros cachorros comerem



eu não tenho mais absolutamente nada a dizer sobre essa capa (a não ser que ela me entristeceu enormemente, como mulher e como mulher brasileira). vou deixar então o comentário que a socióloga e jornalista fabiana moraes fez a respeito da capa, no seu facebook:
Meu primeiro sentimento ao ver a capa da revista Placar, que traz uma enorme foto do rosto do ex-goleiro Bruno, condenado pela morte de Eliza Samudio, foi de espanto. “Não acredito”, pensei. O sentimento durou pouco. Na verdade, essa capa não é absurda, não deveria ter me causado tanta surpresa. Ela é na verdade a confirmação de uma situação, é uma peça-símbolo do tipo de visibilidade que se concede aos homens e mulheres desse País, onde uma pesquisa equivocada parece ter diminuído a gravidade do fato de mulheres com saias curtas “estarem pedindo” para serem molestadas sexualmente.

A capa da Placar com Bruno faz parte da normalidade de um País onde quase metade dos homicídios de mulheres são cometidos por pessoas próximas, geralmente marido, namorado, amigo, filho, pai. A outra metade das mortes não é suficientemente estudada, como se a violência contra o gênero feminino fosse mais grave somente quando recebe o carimbo da “violência doméstica”.

O apelo e o sofrimento do jogador merecem circular em papel de qualidade na grande mídia, onde o apelo e o sofrimento de milhares de mulheres mortas todos os anos em solo nacional só circula no momento em que seus assassinatos são publicados (entre 1980 e 2010: mais de 92 mil mulheres assassinadas, 43,7 mil somente na última década. Número saiu de 1.353 mortes no período para 4.465, um aumento de 230%). A foto de Bruno na capa da Placar comemora o fato de, desenvolvidos e felizes com o progresso econômico nacional nos últimos 30 anos, termos apenas pequenos problemas como, por exemplo, o fato de uma mulher ser vítima de homicídio a cada 1 hora, 57 minutos e 43 segundos no ano de 2010. Em 2001, a média era de 2 horas, 15 minutos e 29 segundos.

A capa que causa espanto é a mesma capa que vai para assinantes onde esta situação acontece normalmente – está acontecendo agora.

Alguém falou em um comentário sobre essa capa que a equipe da revista foi “corajosa”. Por coragem, eu entendo o ato de ir contra a normalidade, o ato de fissurar o sistema, não de apoiá-lo, complementá-lo, confirmá-lo. Eu entenderia como corajosa uma edição da Placar que trouxesse as muitas e muitas mulheres que já foram vítimas de uma lógica perversa presente dentro do futebol (e outros esportes), onde o sexo feminino nem é mais tratado como coisa, já que as coisas têm algum valor. Coragem temos que ter nós, mulheres, para nos depararmos com esse rosto circulando nos meios de alta visibilidade. Coragem temos que ter nós, mulheres, quando colocamos os pés na rua. Coragem temos que ter nós, todas, todos, para não aceitar nunca que esse País continue dentro dessa normalidade.





eu queria sugerir da gente bombardear o facebook da placar e da editora abril.

1 comment:

rosa said...

Proponho que todos vão na página da Placar denunciar a página por comportamento inadequado, por fazer apologia ao crime, pela opção que cada um achar mais adequada. Eu já denunciei.