Friday, May 16, 2014

sobre a não-relação dos saques ontem em recife e o bolsa-família

olar. ontem, muitas pessoas no meu FB estavam culpando o bolsa-família pelos saques em recife (e pelo aquecimento global, a morte das abelhas, a unha encravada etc.). essas pessoas gostam de bradar que devemos nos inspirar nos países desenvolvidos e investir em educação.

para você, doente mental, gostaria de dizer que nos países desenvolvidos também há ajuda social. você, que acha que tudo se resolve enfiando um menino (com fome, e com os pais com fome) na escola, saiba que por ex., aqui na alemanha há um programa de ajuda social que consiste em dar dinheiro, aluguel e plano de saúde - em alguns casos a pessoa pode receber o benefício em sistema vitalício - baseado no conceito do direito a níveis mínimos de existência. o programa tem muitos críticos, claro, afinal todo mundo acha legal ser filantrópico, ir em bailinho beneficente e assinar petição online, mas na hora de dividir o dinheiro, uiuiui a coisa pega. parece o brasil? pois é.

o bolsa-família, que vocês chama de esmola, é um programa de diminuição da desigualdade social e distribuição de renda e que, guess what, é muito mais bem planejado do que o sistema de vários países (desenvolvidos, inclusive). bolsa-família não é esmola, esmola são os 10 centavos que você dá ao menino no semáforo que "vende" bala, sem nem olhar para a cara dele.




esse post não é sobre política partidária, não é sobre PT nem dilma, é sobre pessoas e suas necessidades, seus direitos. é sobre pensar no outro. não venham encher meu saco falando mal de dilma.


No comments: