1. a etimologia da palavra "vilão"
"A palavra 'vilão' refere-se ao habitante de uma vila. Poderá ter origem na palavra latina villanus, referindo-se a alguém ligado a uma villa - uma grande quinta ou plantação agrícola, no Império Romano - significando, portanto, um camponês. Na Idade Média, o termo passou a equivaler a um não-nobre. Significando alguém não nobre, o termo 'vilão' passou, modernamente, a ser usado para se referir a alguém que pratica atos não-nobres ou indignos, como o roubo, o homicídio ou a violação. Os camponeses medievais eram os maiores alvos" (grifos meus)
2. pôster antigo do CNT
e essas corrente aí se partido,
uma alusão muito maravilhosa às últimas linhasdo manifesto comunista
("as trabalhadora nada têm a perder além das algema")
4. pastores perto da fronteira da turquia com o norte da síria, que encontrei nas minhas andanças no google street view (podia ser ali por toritama, né, é tão parecido, fico tão emocionada com o mundo).
eu junto essas descobertas numa panela e o resultado que me vem à mente é: como é importante disputar os significados. silvia federeci fez recentemente uma contribuição muito maravilhosa nesse aspecto, quando desvendou pra gente a etimologia da palavra "fofoca". e teve toda a disputa que fizemos nas redes sociais recentemente em torno do termo "antifa". vilão, fofoca e antifa são apenas três exemplos disso. linguagem é poder. tem vários videos de rita von hunty, todos maravilhosos como ela, sobre isso também.
outra coisa que penso, mas essa é mais tabacuda: a melhor coisa de escrever um livro é a pesquisa. aliás, essa talvez seja a única coisa boa haha.
1 comment:
por água potável!
Post a Comment