Saturday, May 26, 2012

bela merda

agora existe lei que criminaliza a homofobia, minha gente. bela merda. na teoria é lindo, a gente se anima e tal. mas mais importante que a existência da lei, é a sua aplicacao. vocês acham mesmo que um playba na buatch na vila olympia que passa a noite xingando o barman de viado vai pra cadeia? nao vai, porque viado, sapatao e mulher é tudo a merda pra quem "aplica" as leis no brazeel.

um bom exemplo é a lei maria da penha, que todo mundo adora falar que existe. mas que nao faz diferenca nenhuma na vida de uma vítima que decide denunciar, porque quase todo mundo sempre pensa que quem foi estuprada tem culpa, quem apanhou provocou a raiva do marido etc etc.

beijos, nao me animei em nada com a notícia. 
tchau.

5 comments:

Tassia said...

ainda que as leis não mudem efetivamente muita coisa, acho que a longo prazo deve mudar a mentalidade das pessoas, ivi.
porque, por exemplo, há algum tempo era "normal" a mulher apanhar do marido, e hoje, apesar de muitas vezes a justiça não ser feita, não há quem não ache absurdo quando acontece.
pensemos positivo \o/

Unknown said...

Ivi, aqui é o Gutierrez.

Olha, peço desculpas por discordar, mas a Lei Maria da Penha mudou muita caisa.

Acho até que ela tem algumas distorções graves --por exemplo, não admite a hipótese de haver um marido agredido (e isso existe, eu já vi, aliás).

Apesar disso, tem colocado muito agressor em situação difícil e tem mudado muita mentalidade por aí.

Eu já fui na defensoria especializada em lei maria da penha no rio de janeiro e te garanto.

E nem precisaria. Já vi porta de banheiro masculino de locais públicos com escritos anti-lei maria da penha.

vodca barata said...

ei gutinho, nao precisa se desculpar por discordar. eu até entendo teu ponto, mas ter uma opiniao baseada numa visita a uma delegacia nao é suficiente.

tu já processou alguém contando com a existência da lei maria da penha. nao. eu já. eu nao podia ter sido mais humilhada por médicos legistas, escriva e a delegada, que quis arquivar o processo. foi o ministério público que acatou a denúncia, porque pra delegada, o que aconteceu comigo nao foi tao grave assim.

além da minha própria experiência, tem as da meninas que ouvi durante a realizacao do projeto fotográfico. todas as poucas que decidiram denunciar nao viram a lei ajudar em nada. uma delas, inclusive, mesmo com a medida protetita, ainda é seguida pelo namorado.

ou seja guti, a teoria é linda, a prática nao.

Unknown said...

Gutierrez de novo.

É verdade, na minha posição eu nunca vou poder saber exatamente como as vítimas são tratadas.

Mas só para esclarecer, eu não fui à delegacia, fui à Defensoria, onde os acusados obtém serviço de advogado gratuito. É em um momento em que o processo já existe.

Não fui uma vez, fui durante uma semana. Como estava fazendo uma reportagem, ouvi muitas histórias --tanto de acusadoras como acusados.

Um dia, se você quiser, te conto algumas das barbaridades que os acusados fazem e dizem.

Só para não perder o prazer, acho que existe gente, sim, que leva a lei muito a sério -como você mesma aponta, o Ministério Público levou a sua denúncia adiante, certo?

vodca barata said...

realmente, guti, tu tens razao. eu ia realmente amar se tu me contasse um pouco dessas histórias. ou manda o link, se elas tiverem sido publicadas em algum canto.

pois é, o ministério público acatou a denúncia, mas aí o decorrer do processo foi outra machistada, te conto um dia, se a gente um dia encotnrar ao vivo.

beijos e brigada por me ler me sinto honrada hahahaha