Friday, September 11, 2009

101. depressão linguística, coisas da vida... e tudo o mais é muita insolência de minha parte

eu simplesmente não consigo aprender alemão. não consigo entender como se constrói essa língua, como eles juntam as palavras, como as frases são formadas. não entendo, quando eles falam, quando termina uma palavra e começa outra.

não entendo como pode eles fazerem essa cara de nada enquanto falam de uma coisa legal. não entendo o alemão. não entendo os alemães.

faço tanto esforço, mas não entra na minha cabeça.

eu aprendi a falar inglês sozinha porque era uma criança infeliz e sem amigos que preferia ficar em casa traduzindo música dos beatles, palavra por palavra, no michaelis que mamãe tem até hoje. eu não entendi caralhos daquelas palavras que se juntava sem nenhum charme e que eram usadas com milhões de sentidos diferentes.

eu me sinto com 10 anos tentando aprender uma língua que não faz sentido. e não tenho os beatles como motivação.



ainda assim, eu sou saliente, e o primeiro e único livro que comprei na europa é de um poeta alemão. estou traduzindo poema por poema, palavra por palavra, e claro que não faz sentido algum.

eu estou tão confusa com tudo. com tudo.

no livro eu aprendi uma palavra muito importante: traurig. mas eu não vou traduzir.

9 comments:

Bia Bonduki said...

âmi, esquece já essa palavra. você está na alemanha, alles glück!
:***

Carol said...

outra de muita importância: zufrieden!
Acho que você merece mais essa... ;)

Bella said...

Esqueça as palavras e a cara que eles fazem e se concentra no coração! ;D

Diário said...

Oi!Eu sempre leio teu blog,quase nunca comento,mas enfim,me identifico..E ver você aí falando de Alemanha,Alemão...Penso em saudade,mas penso em agonia também,de não entender nada...Mas é incrível o tempo,uma hora você percebe:valha-me cristo,tô falando!! Comigo aconteceu com uns 6 meses...Eu conseguia me comunicar,no sentido literal da palavra..Não falava bem,mas desenrolava..E acho que vai acontecer assim com você também,você vai perceber: Tô falando,choca!;D
Na Ja,ich wünsche dir alles Gut und Geduld!Du wirst Deutsch sehr gut sprechen und,ich hoffe,schreiben auch!!Dann werde ich mein Deutsch üben!haha!! Und Ja,mein Deutsch ist kaputt.. =( ALLES GUT! Küsschen!;*

Natalia Venturini Pessutti said...

Ich bin sehr traurig auch. Ich weiss was du passiert. Estou morando na Suíça há 1 mês e meio, e tristeza as vezes chega e não vai embora, sinto que se soubesse a língua seria sehr glücklich...beijos! Aprende essa então quando vc estiver com ele diga: ich bin sehr glücklich!!!

e.r.a said...

traurig... pelas aulas de alemão que tive desde os 7 anos até os 17 e adivinha, não sei nada.. é tristeza/triste.
é uma lingua dificil, quase chorava quando vinham mais regras e regras. e são mil e umas formações de palavras, e tempos verbais, e 3 sujeitos....





entendo você

maryna said...

Não se preocupe que tem sim Beatles em alemão!

Unknown said...

Kopf hoch,Maedchen!
Diferente das outras linguas, o alemao demora pra engrenar,mas qdo isso acontece ai vc vai desembestar falando
Bjs
Lia aus Baerlin ;)

Marcos Rittner - Author said...

Alemão é barra... precisaria de uma namorada maravilhosa e paciente para valer a pena. Já tentei muitas vezes.
Boa sorte!