geeeeeeeente as revistas de moda brasileiras têm muitos defensores! recebi uma mini enxurrada de emails reclamando do post abaixo, e eu vou comentar rapidamente:
1. a leitorinha gisela, de BH, falou que nossas revistas não devem em nada às gringas.
resposta ivetal: não devem nada mesmo, afinal copiam tudo.
2. a amanda gassen, que não falou de onde era, comentou que a criativa tem excelentes editoriais.
resposta ivetal: eu não poderia estar mais de acordo. claro, sou suspeita pra falar porque trabalho muito com eles e, de fato, adoro os editoriais da revista. mas veja bem: a criativa não é uma revista de moda, é de comportamento. os editoriais de moda publicados nela são um serviço a mais para suas leitoras - e não o seu foco.
quando os melhores editoriais de moda do brasil são publicados numa revista de comprotamento, fica claro que há, sim, um problema - não na criativa, mas nas so-called revistas de moda.
a diferença já fica clara entre essas duas linhas por um simples elemento: quem vai pra capa. numa revista de variedades (ou comportamento, ou que nome você queira dar), geralmente são celebridades que aparecem na capa. nas de moda, são modelos. elle e vogue são de moda. acredito que a vogue vá melhorar a partir de agora, mas em relação a elle, já perdi as esperanças.
3. o jean, daqui de são paulo, perguntou o que eu achava da mag.
resposta ivetal: é verdade, tinha esquecido da mag. eu gosto, mas não adoro. e os textos são melhores que os editoriais, muitas vezes.
4. ele, a bruna, de recife; mais a júlia, livia e "gabyzinhaw", daqui de sp me perguntaram quais minhas revistas de moda favoritas.
resposta ivetal: eu adoro os textos da vogue portugal (sempre cheios de referencial bibliográfico e histórico muito bons!; além do uso perfeito da língua portuguesa). outra revista muito massa é a achtung, editada nas alemanha. gosto da vogue bofe japão. ontem jorge falou que eu devia ver uma tal de gentle woman, alguma coisa assim, que não conheço.
e eu gostava da key. os colaboradores eram massa, e foi na key que vi o trabalho do marcelo gomes pela primeira vez. e acho que um editorial do paulo bega muito lhindo também, vi lá também.
na verdade a melhor revista de moda do mundo são os catálogo da h&m HAHAHAH
5. eu perguntei a mim mesma que eu acho que sou pra falar mal dos editoriais, se eu mesma não sou a melhor fotógrafa do mundo.
resposta ivetal: no chic a gente tinha tantas restrições - não podia isso, não podia aquilo, o fundo tinha que ser branco; sem contar na falta de estrutura pra trampar - que realmente muitos dos nossos editorias eram um cocô. há de levar em consideração, também, o fato que sou péssima com câmera digital e, por cima disso tudo, o fato de que não sei fazer editoriais de moda. não sei e nem gosto.
então quando eu reclamo dos editoriais que vejo, da "imagem de moda" das revistas daqui, é como leitora, como "artista" e como alguém com bom gosto e que entende de fotografia (sorry, isso eu sei que tenho HAHAHAHA).
pronto, minha gente, agora quero ouvir as tréplicas!