Friday, December 31, 2010

o ano das divas

2010 foi o ano mais incrível da minha vida. desejo pra todo mundo o que 2010 foi pra mim: maravilhosamente sem sentido...




... e cheio de coisas bonitas que nós mesmas faremos.

Wednesday, December 29, 2010

como apimentar uma relacao

mamae está aqui me visitando. já faz 13 dias que ela chegou.

eu sou leonina, agnóstica (acredito na cabalinha, ou seja, sou uma filósofa haha), gosto de ficar sozinha 89% do meu dia, faco voto de silêncio matinal, nao como pao branco, nao tomo coca-cola, nao como carboidrato depois das 15h. gosto de comer em mesa bonita, gosto das coisas charmosamente baguncadas. e tenho tendências a ataques de diva.

mamae é ariana, intelectual do tipo que bagunca tudo, ex-militante estudantil, amante de pao francês, café e carboidratos às 23h (ela só nao come carne, o que eu ainda faco e com GOSTO). mamae é uma metralhadora verbal matinal. adora companhia. é extremamente inteligente, apesar de um pouco melosa. e, pra coroar nossas diferencas, ela virou católica - argh! ela se converteu há uns dois anos e, segundo ela própria, foi depois de muita análise, de muita pesquisa. virar religiosa foi pra minha mae - uma cientista, pesquisadora, feminista - uma decisao acadêmica, racional.

eu tenho HORROR a religiao - todas. nao respeito nenhuma, talvez só aquelas que têm na índia, tipo liz guilbert (oi?). acho que em nome de religiao se matou muita gente, foram violadas muitas mulheres, foram violados muitos direitos.

de uns tempos pra cá, a neo-religiosidade da minha mae estava me pondo um pouco nervosa.

e, além desse detalhe, within the bigger picture, eu e ela somos duas adultas e o convívio pode, às vezes, entrar em curto.

pra manter nosso fogo da paixao aceso, tenho tentado manter uma programacao laica (hahahaha) e intensa: muitos dvds alugados, muitos passeios, muito sightseeing, muitas idas à livraria.

e outra coisa que descobri é cozinhar uma pra outra. mamae é uma mestra-cuca, arrasa em qualquer coisa (menos o trivial, tipo feijao, que ela nunca acerta fazer). já eu só sei fazer gelo. mas estou me esforcando, em nome de manter nossa relacao apimentada.

ó:


bucetinhas, ops, bruschettinhas pra minha mae! eu mesma fiz, nem creio (essa foto sao elas antes de irem pro forno).

Monday, December 27, 2010

HAHAHAHAHAHAH

peidei de tanto rir quando li esse comentário de daniela falcao, editora da vogue brasil, a respeito desta capa com a barbara berger:



"Foi uma tomada de posição colocar uma mulher fashion e real como Barbara na capa. É fácil para a leitora se identificar com ela".

mano, eu acho barbara berger uma coisa linda. mas ela é loira, rica, alta, mora em ny, tem uma chanel 2.55 e ainda por cima pesa 25 kilos (vale ressaltar que eu sou pró-modelo esquelética, nao tenho nada contra a magreza, acho lindo canela fina).

mas mano, daí a dizer que a mina é "real", putaqueopariu.

forcou a barra, como diria andré lima.

tchau.


PS: o bom é que na mesma edicao eles publicam uma matéria "POLÊMICA - por que as modelos estao ainda mais magras" hahahaha

Wednesday, December 22, 2010

entrevista esotérica, erótica, exótica

os boy desejo da galeria experiência - daniel, davi, diego e ju (que também é delícia, mas é uma mina) - fizeram uma entrevista bem maravilhosa com o mapplethorpe, ou comigo, sei lá, pro blog do paraty em foco.


foi lindo esse momento roberlaide mapplevánova.

Tuesday, December 21, 2010

meu deus, o que as pessoas iam dizer?

cogitei muitas vezer alugar um boy bonito e documentar a existência dele na minha casa.

mas eu nao tenho dinheiro pra isso.

ainda bem que existem voluntários que fazem isso com gosto, e ainda me oferecem a possibilidade de me apaixonar por eles.




adelaide ivánova_the metal project from adelaide ivánova on Vimeo.

Sunday, December 19, 2010

a foto pro foam album

a iris van santen, que trabalha no museu, veio ao brasil e fotografou o breno,

que fotografou a ivi,

que - GUESS WHAT! - fotografou ela mesma fantasiada de abel minnee (porque ele mora e amsterdã e ninguém aguenta mais foto por skype):


essa é a foto do foam album 2010 by ivo sangalo

o foam album foi lançado essa semana, nas holanda. a edição de 2010 ainda não está à venda, mas quem quiser ir dando uma olhada nas edições anteriores, arrasa.




e esse é o making of do retrato que breno fez de mim. reza a lenda que ele vai colocar no blog dele, mas acho que é mentira.

foam album 2010 from adelaide ivánova on Vimeo.

we created it.


let´s take it over!

Thursday, December 16, 2010

domingo no minhocón

em madrid eu peguei bicho-de-pé, fiquei sob o sol e passei mal na fila do show de madonna, levei carreira de um hippie velho e ainda vi meu hostel ser evacuado porque uma canadense tinha pego a gripe do porco.

pra compensar tudo isso, a cicerone oficial dos fotógrafos brasileiros em madrid, luana fisher, me levou pra almoçar num restô delícia e ainda me presenteou com o papo mais gostoso em território espanhol.

agora, é a vez da classe retribuir todos os mimos que ela nos dá na terra da rainha sofia e ir conferir a expo/performance dela, quintal, que rola neste domingo, a partir das 12h, no minhocão.

eu vou.

Wednesday, December 15, 2010

cia de foto em busca do brazilian next top estagiário

quem quer ser estagiário da bela cia de foto? é prum negócio sabido, entendi nada, mas entra no blog da cia e descobre!

Monday, December 13, 2010

"querido robert,

sempre que estou na cama acordada me pergunto se você também está acordado na cama. você está com alguma dor ou se sentindo sozinho? você me tirou do período mais negro da minha juventude, dividindo comigo o mistério sagrado do que é ser artista. aprendi a ver com você e nunca faço um verso ou desenho uma curva que não venha do conhecimento que consegui durante nosso valioso tempo juntos. o seu trabalho, oriundo de uma fonte fluida, remonta à canção nua da sua juventude. e você fala em ficar de mãos dadas com deus. lembre-se, aconteça o que acontecer, você sempre esteve segurando essa mão, aperte-a com força, robert, não a solte.

na outra tarde, quando você dormiu no meu ombro, eu também cochilei. mas antes pensei em dar uma olhada nas suas coisas e no seu trabalho e, passando por anos de trabalho na minha cabeça, vi que, de todos os seus trabalhos, você ainda é o mais bonito.

o trabalho mais lindo de todos.

patti
"


e eu que sempre fui tão metida à merda, fiquei nesse quarto celebrando sozinha a melhor notícia do ano.

não poderia ter sido de outro jeito. na verdade, acho que combina bem comigo.

Sunday, December 12, 2010

foam-zando o sistema

o foam é o museu de fotografia de amsterdã, e eles têm uma revista, a foam magazine, que é a melhor revista de fotografia de todos os tempos.

essa semana eles lançam o décimo foam album, livro anual no qual eles fazem um apanhado das coisas que aconteceram no museu e mostram as pessoas envolvidas - de várias formas - nos projetos e expos do museu.

a edição de 2010 tem uma foto da minha fuça, feita por breno rotatori, e uma foto feita por mim, de um boy holandeso chamado abel minee.




arrasamos!

gentle ivi

então, aí fui ler a tal da the gentlewoman.

visualmente a revista é massa, capa marinho fosca, sem muito quiprocó. me lembrou as capas das revistas de fotografia oitentais, tipo a photo, francesa, saca? bem decente.

mas aí o conteúdo... é aquela coisa: você tem a oportunidade de passar um dia colada com a inez van lamsweerde, para fazer um perfil dela, e escreve o texto falando sobre a casa dela nos hamptons?

mano...



aí, né, fui ler meu livro de patti smith, que dá muito muito mais futuro.

Wednesday, December 08, 2010

mais betina

a edição deste mês da criativa vem com um encarte especial sobre o concurso criativa novos estilistas, que eu acompanhei fotografando as etapas do projeto.

essas fotos são com a minha nova obsessão, betina kafer, na última prova de roupa antes da final. elas foram feitas no topo da editora globo. betina, apesar de ter 16 anos, já é uma grande modelo, mas eu ainda contei com a generosa ajuda das dondocas paulistanas e seus helicópteros, que me deram essa ventania perfeita:








cabelismo!

Tuesday, December 07, 2010

jörg brüggemann

pode-se dizer que conheci jörg em berlim, no jogo alemanha vs. argentina. não foi a melhor primeira impressão do mundo e eu na verdade nem sabia que ele era ele.

então, oficialmente, nos conhecemos dias depois do jogo, quando entrevistei-o pro blog do paraty em foco. e só depois descobri que ele era aquele mesmo boy uó do jogo, com quem, aliás, havia trabalhado-junto-mas-à-distância durante o encontro de coletivos euroamericanos.

em novembro ele veio ao brasil por três semanas, para fotografar para seu projeto metalheadz. e eu, por três semanas, fotografei-o pro meu projeto "meu deus, que coisa mais linda que é essa pessoa".















mais fotógrafos por mim fotografados:
alec soth
breno rotatori
heinz peter knes
brett lloyd

só home lindo!

Monday, December 06, 2010

alec soth

alec soth veio ao brasil para o fórum latinoamericano de fotografia de são paulo e eu tive a sorte de ser selecionada pro workshop que ele deu.






no dia do ws, uma das meninas que trabalha na casa das rosas pediu que ele fizesse uma foto dela, com a câmera dela, sem fazer ideia de quem ele é. e ele tirou a foto sem cerimônias. se ela descobre e decide vender essas fotos, vai ficar um pouco rica.

Saturday, December 04, 2010

das coisas

acordei no meio da noite com cheiro de queimado: minha luminária encostou no meu travesseiro, e a lâmpada esquentou até começar a queimar.

que violento que foi. não me queimei, mas na hora vi clarice na minha frente, com a camisola de seda derretida, colada ao corpo, e os passos sangrando que ela deixou sobre o tapete.

apaguei o foguinho (não eram chamas, era brasinha, sabe?) tentei voltar a dormir, mas não consegui. sou muito drmática e fiquei pensando que passei por uma experiência de quase-morte hahaha

quando levantei, fui à feira. é tão bom ficar cheirando pimentões, cheiro-verde, manga, gengibre - e negociar com os feirantes, e flertar nordestinamente com eles em busca do melhor preço, e voltar pra casa me sentindo suada e sustentável.

lavei a louça, joguei os lençóis na máquina, fiz uma vitamina de laranja com mamão.

lixei as unhas.

tomei banho.

e saio agora bem da viva.


desculpa, clarice, mas dessa eu saí ilesa. manda outro sinal?

Friday, December 03, 2010

calma, calma, calma aê!

geeeeeeeente as revistas de moda brasileiras têm muitos defensores! recebi uma mini enxurrada de emails reclamando do post abaixo, e eu vou comentar rapidamente:

1. a leitorinha gisela, de BH, falou que nossas revistas não devem em nada às gringas.

resposta ivetal: não devem nada mesmo, afinal copiam tudo.

2. a amanda gassen, que não falou de onde era, comentou que a criativa tem excelentes editoriais.

resposta ivetal: eu não poderia estar mais de acordo. claro, sou suspeita pra falar porque trabalho muito com eles e, de fato, adoro os editoriais da revista. mas veja bem: a criativa não é uma revista de moda, é de comportamento. os editoriais de moda publicados nela são um serviço a mais para suas leitoras - e não o seu foco.

quando os melhores editoriais de moda do brasil são publicados numa revista de comprotamento, fica claro que há, sim, um problema - não na criativa, mas nas so-called revistas de moda.

a diferença já fica clara entre essas duas linhas por um simples elemento: quem vai pra capa. numa revista de variedades (ou comportamento, ou que nome você queira dar), geralmente são celebridades que aparecem na capa. nas de moda, são modelos. elle e vogue são de moda. acredito que a vogue vá melhorar a partir de agora, mas em relação a elle, já perdi as esperanças.

3. o jean, daqui de são paulo, perguntou o que eu achava da mag.

resposta ivetal: é verdade, tinha esquecido da mag. eu gosto, mas não adoro. e os textos são melhores que os editoriais, muitas vezes.

4. ele, a bruna, de recife; mais a júlia, livia e "gabyzinhaw", daqui de sp me perguntaram quais minhas revistas de moda favoritas.

resposta ivetal: eu adoro os textos da vogue portugal (sempre cheios de referencial bibliográfico e histórico muito bons!; além do uso perfeito da língua portuguesa). outra revista muito massa é a achtung, editada nas alemanha. gosto da vogue bofe japão. ontem jorge falou que eu devia ver uma tal de gentle woman, alguma coisa assim, que não conheço.

e eu gostava da key. os colaboradores eram massa, e foi na key que vi o trabalho do marcelo gomes pela primeira vez. e acho que um editorial do paulo bega muito lhindo também, vi lá também.

na verdade a melhor revista de moda do mundo são os catálogo da h&m HAHAHAH

5. eu perguntei a mim mesma que eu acho que sou pra falar mal dos editoriais, se eu mesma não sou a melhor fotógrafa do mundo.

resposta ivetal: no chic a gente tinha tantas restrições - não podia isso, não podia aquilo, o fundo tinha que ser branco; sem contar na falta de estrutura pra trampar - que realmente muitos dos nossos editorias eram um cocô. há de levar em consideração, também, o fato que sou péssima com câmera digital e, por cima disso tudo, o fato de que não sei fazer editoriais de moda. não sei e nem gosto.

então quando eu reclamo dos editoriais que vejo, da "imagem de moda" das revistas daqui, é como leitora, como "artista" e como alguém com bom gosto e que entende de fotografia (sorry, isso eu sei que tenho HAHAHAHA).



pronto, minha gente, agora quero ouvir as tréplicas!

caras editoras de moda desse meu brasil

se até dentro da berlim dividida era possível fazer uma grande revista de moda - lembremos que a DDR era um regime comunista ultra fechado, best friends com a rússia da guerra fria, que tinha a stasi, que tinha leis super rígidas em relação à imprensa, às artes e a fotografia (entre outras atrocidades) - me pergunto porque na nossa democraciazinha é impossível se ter uma revista de moda que, bem, que seja uma grande revista de moda.

a sibylle era editada dentro da berlim dividida, existiu dos anos 60 até 1994, teve em suas páginas editoriais de moda fotografados pelas grandes ute mahler e sibylle bergemann (que, aliás, faleceu mês passado) e fez história com seus editoriais simples e maravilhososamente estranhos.

vejam esse vídeo e aprendam, editoras de moda!

é de chorar quando dorothea melis, que foi editora da revista, diz: "sibylle, para nossas leitoras, era uma fuga da realidade. a moda atravessa qualquer muro".

e diz ainda: "deus sabe o que vemos quando abrimos uma revista de moda hoje em dia. e, depois de folhear, não lembramos de nada do que vimos".



fica a dica. tá todo mundo cansado de ver modelos subaproveitadas, e sempre os mesmos fotógrafos sendo requisitados, e sempre a mesma estética museu de cera. e comecem a chamar o marcelo gomes, pelo amor de deus!

betina kafer

eu lembro de ter tido uma epifania estética quando vi eliana weirich pela primeira vez.




quando vi betina, senti isso de novo.

Thursday, December 02, 2010

and he made it up for me

se eu contasse pras minhas amigas certamente elas me odiariam
(menos jana, que é destrambelhada igual a mim)

o que importa, meu querido, mesmo que todo mundo diga
que você foi uó comigo
é que agora está tudo certo
a parte em você que ninguém nunca viu
é aquela que você mostrou pra mim

e eu aceito o convite com gosto
e cheia de entusiasmo


coloco sua foto de volta no porta-retrato.

Wednesday, December 01, 2010

jana de costas






todo mundo sabe como é a cara da minha fiel escudeira jana rosa, então passei a manhã do domingo passado fotografando-a quando ela não estava olhando pra mim.